Feira de Santana

Raio atinge antena de internet e cadastramento do Via Feira para estudantes fica suspenso

Desde a madrugada de hoje, que dezenas de pessoas estavam aguardando para fazer esse cadastramento.

Daniela Cardoso e Ney Silva

Uma descarga elétrica provocada por um raio na antena do programa Feira Digital, localizada no Alto do Cruzeiro, bairro Sobradinho, na tarde de segunda-feira (15), danificou equipamentos do programa Feira Digital da prefeitura de Feira de Santana e provocou a suspensão do cadastramento do cartão Via Feira para estudantes na manhã desta terça-feira (16), no ginásio de esportes do colégio municipal.

Desde a madrugada de hoje, que dezenas de pessoas estavam aguardando para fazer esse cadastramento. São pais de estudantes e estudantes que enfrentaram longas filas para consegui o cartão Via Feira, que garante a meia passagem.

A estudante Laiz Daltro disse que está tendo muitas dificuldades para fazer o cartão Via Feira, que garante o acesso aos ônibus com a meia passagem. “Cheguei aqui ontem às 8h da manhã, saí sem almoçar, fiquei até as 17h e não consegui pegar meu cartão. Voltei hoje e a gente tem que pegar três filas e ainda o sistema fica caindo a todo momento e sempre há muita confusão”, disse.

A líder comunitária Ronilda Benevides também foi ao ginásio de esportes do colégio municipal Joselito Amorim para fazer os cartões para os dois filhos dela. Ela também estava insatisfeita com o atendimento no local. “Aqui temos várias dificuldades para fazer esse cartão. Esse serviço teria que ser descentralizado, pois aqui o atendimento é péssimo. Ninguém responde o que a gente pergunta, além disso, é uma fila imensa”, salientou.

A comerciária Izamara Ribeiro também reclamou da longa fila que teve que enfrentar. “Chegamos aqui cedo. A maioria das pessoas trabalha e a gente pede uma informação, as pessoas são grossas e mal educadas, não respondem as nossas perguntas”, disse. Ela observa que as pessoas que estão indo fazer o cartão não estão pedindo esmolas e nem favor e sim buscar a garantia de um direito, que é a meia passagem. Na opinião dela, o atendimento é marcado pela humilhação e classificou como vergonhoso.

O coordenador do serviço de cadastramento do cartão Via Feira para estudantes, Jeferson Carlos Evangelista, confirmou que o serviço foi suspenso nesta terça-feira (16) porque no final da tarde de ontem um raio atingiu a antena e os equipamentos do programa Feira Digital da prefeitura e danificou vários aparelhos, responsáveis pela distribuição de internet. A antena atingida pelo raio foi exatamente a que distribui o sinal de internet para o ginásio de esportes do colégio municipal, local do cadastramento.

Ele informou que a situação deverá ser resolvida ainda nesta terça e que amanhã o atendimento deverá ser normalizado. Ainda de acordo com ele, por dia estão sendo cadastradas entre 800 a 1000 estudantes e que até agora, de um total de 24 mil estudantes a serem cadastrados, mais de 15 mil já conseguiram o cartão.