Final de semana

Rádio Sociedade de Feira comemora 63 anos de fundação

Muito respeitada e ouvida em Feira de Santana e região, o veículo se consolidou no cenário do radiojornalismo nestes 63 anos de existência noticiando os fatos da cidade, de todo o país e do mundo.

Andréa Trindade


Neste feriado de 7 de setembro, em que o Brasil comemora o dia de sua independência, ouvintes e todos aqueles que fazem a Rádio Sociedade de Feira têm um motivo a mais para fazer comemorações pois nesta data nasceu, em 1948, a primeira rádio do interior do Estado.


Muito respeitada e ouvida em Feira de Santana e região, o veículo se consolidou no cenário do radiojornalismo nestes 63 anos de existência noticiando os fatos da cidade, de todo o país e do mundo.
 
Desde 1981 quando fez a sua primeira transmissão internacional, a emissora realizou diversas coberturas em outros países, e inclusive, transmitiu as Copas da Inglaterra, Japão, Alemanha, França, Chile, Espanha, MéxicoÁfrica do sul, além das Olimpíadas de Barcelona.
 
E 27 de Setembro de 2006 a Sociedade de Feira inaugurou seu novo estúdio, equipamentos e transmissor, voltados para o processo de digitalização, além da criação da RBRRede Baiana de Rádio com as emissoras: Rádio Sociedade Am, Rádio Princesa Fm, Rádio Andaiá FM, Rádio Alvorada Am e São Gonçalo AM, na gestão de Frei Monteiro, Dílson Barbosa Campos e Fernando Henrique Batista Chagas.

Superintendente da Rádio Sociedade de Feira, Frei José Monteiro Sobrinho (Foto: Ed Santos/Acorda Cidade)


Como forma de homenagear a Rádio Sociedade pelas mais de seis décadas de trabalho ativo foi realizada no diadeste mês, uma sessão especial no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). O evento foi proposto pela deputada estadual e primeira-dama da cidade, Graça Pimenta (PR), que presidiu a sessão.

 

A história
 
Em 07 de Setembro de 1948 nasce a Rádio Sociedade de Feira AM 970, a primeira emissora do interior do estado, um sonho do Sr. Pedro Matos com transmissor 250wats de potência instalado no antigo Campo do Gado, no bairro Queimadinha, enquanto a sede e os estúdios ficavam localizados no edifício Capiruna, esquina da rua Monsenhor Tertuliano com a Praça Fróes da Mota.
 
Na década de 50 os estúdios foram transferidos para Rua Marechal Deodoro e auditório e estúdios para a Desembargador Felinto Bastos (Antigo Cine Plaza) com seus programas de auditórios. Em 1960 foi adquirida pelos Frades Capuchinhos. Com o primeiro diretor, Frei Hermenegildo de Castorano, a emissora passou a funcionar no edifício do antigo Café São Paulo e foi aumentada sua potência para um transmissor de 1.000wats que foi instalado no bairro da Santa Mônica II e os escritórios e estúdios no Bairro dos Capuchinhos, (a cidade contava na época com 142 mil habitantes aproximadamente), onde atualmente funciona o Palácio das Comunicações.
 
Em 1969 um novo salto rumo à tecnologia, passando a operar com transmissor de 10.000wats, inaugurado pelo ministro das comunicações Carlos Simas. Em 1981 faz a sua primeira transmissão internacional, tendo participado das Copas da Inglaterra, Japão, Alemanha, França, Chile, Espanha, México, África do Sul e Olimpíadas de Barcelona.
 
A Emissora contou na sua trajetória com os diretores: Frei Aureliano de Grottamare, Frei Romoaldo de Aporá, Frei Ambrósio Lobo, Frei José João Monteiro Sobrinho, Frei Orlando Bitencourt, Frei Manoel Delson Pedreira, Frei Rutiwalter Brito, Frei Carlos Alberto da Rocha.
 
E em 27 de Setembro de 2006 ao comemorar 58 anos é uma das pioneiras no Brasil a ingressar na Era Digital do Rádio, inaugurando seu novo estúdio, equipamentos e transmissor, Tendo sido criada também a RBRRede Baiana de Rádio com as emissoras: Rádio Sociedade Am, Rádio Princesa Fm, Rádio Andaiá FM, Rádio Alvorada Am e São Gonçalo AM, na gestão de Frei José Monteiro Sobrinho, Dílson Barbosa Campos e Fernando Henrique Batista Chagas.
 
Sempre a serviço da pátria e da religião, desenvolveu ao longo de sua historia diversas campanhas comunitárias, educativas e sociais, acompanhando a história.E participando dos principais acontecimentos da cidade, Bahia, do Brasil e do Mundo, com absoluta imparcialidade e liderança.
 
Parabéns Rádio Sociedade de Feira!