Radialista Itajay
Foto: Mário Neto/ CMFS

O radialista Itajay Azevedo Pedra Branca, está internado há 45 dias em um hospital particular de Feira de Santana. Na manhã desta segunda-feira (5), o filho dele, Andrews Pedra Branca, participou do Programa Acorda Cidade para dar detalhes sobre a recuperação do profissional que possui décadas de experiência na comunicação.

Muito querido entre os feirenses, Itajay possui uma carreira de mais de 50 anos como repórter e apresentador de programas jornalísticos. O radialista feirense também é narrador de futebol.

Nos últimos dias, uma corrente de solidariedade se formou para acolher Itajay, que está em coma, sedado, precisando de doações de sangue.

No dia 20 de novembro, Itajay foi internado em uma unidade de Feira de Santana com um quadro de pneumonia e até o momento está em estado grave na UTI.

“A saúde de meu pai, neste momento, é um estado gravíssimo. Ele, no dia 20 de novembro, foi internado num hospital privado aqui de Feira de Santana, diante da necessidade, inicialmente, de tentar tratar um quadro, que foi verificado, diagnosticado como pneumonia bacteriana, que depois foi constatado, 30 dias depois, quando houve a necessidade de remoção dele para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).”

“Meu pai acabou desenvolvendo essa pneumonia e descobriu-se que ele possui uma fibrose pulmonar que acaba enrijecendo e, ao mesmo tempo, deixando um pouco mais espaçadas as paredes dos alvéolos. Então, a saúde de meu pai, nesse momento, é um quadro gravíssimo”, afirmou ao Acorda Cidade.

Segundo Andrews, atualmente, Itajay desenvolve um quadro de inflamação crônica, que é uma resposta do próprio organismo dele.

Ainda segundo o filho, Itajay chegou a ficar desorientado quando foi internado, mas retornou à consciência nos dias seguintes. Ele precisou ser sedado para ter mais conforto, devido a uma parada cardíaca que o radialista sofreu quando estava fora do respirador.

Ainda durante a entrevista, Andrews, que é professor da Uneb [Universidade do Estado da Bahia], agradeceu o apoio das pessoas neste momento delicado que a família enfrenta diante da enfermidade de um grande pilar, que é o patriarca, tanto para os parentes quanto para a sociedade que por muitos anos prestigiou o seu trabalho.

Andrews Pedra Branca professor da Uneb
Andrews Pedra Branca | Foto: Divulgação

“Agradecer a todos que sempre ligam para a família, que fazem contato conosco, buscando informações e também estão preocupados com a saúde dele. Eu que estou à frente, desde o dia 20 de novembro, lido com essa situação, e a gente precisa ter pulso e precisa estar muito racional para poder acompanhar os desfechos necessários e tomar as medidas, as decisões que o hospital sempre está nos solicitando, a fim de tentar, obviamente, a vida, o bem maior, salvá-lo. Mas é um quadro gravíssimo e de instabilidade, e isso tem preocupado a equipe médica.”

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e no grupo de Telegram.