Bolsa Família
Foto: Lyon Santos/MDS

Os beneficiários do Bolsa Família em Feira de Santana devem realizar o acompanhamento de saúde até o dia 31 de dezembro. O procedimento é obrigatório e faz parte das condições do programa federal. Quem não comparecer dentro do prazo corre o risco de ter o benefício bloqueado, suspenso ou até cancelado.

Como o Acorda Cidade já mostrou, dos 133.719 beneficiários em Feira de Santana, mais de 60 mil ainda não realizaram o acompanhamento nas unidades do município.

Ao Acorda Cidade, o diretor da Rede Própria de Saúde da cidade, Sebastião Oliveira, reforçou que o acompanhamento é essencial para manter o benefício ativo.

Quem não for às unidades de saúde para o acompanhamento até 31 de dezembro pode perder o Bolsa Família
Sebastião Oliveira | Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Esse acompanhamento de saúde é um fator pré-determinante para a continuidade do benefício do Bolsa Família. No momento em que ele não faz o exame, isso naturalmente expõe ele ao risco da perda do benefício”, explicou.

Quem deve comparecer

O acompanhamento é voltado para crianças de até sete anos, mulheres em idade fértil (14 a 44 anos) e gestantes. Nessas avaliações, as equipes verificam peso, altura, vacinas e consultas de pré-natal, garantindo o monitoramento da saúde das famílias.

“Essas pessoas precisam ir até a unidade de saúde da família para realizar o exame, que já está organizado e configurado dentro da Atenção Primária”, detalhou o secretário.

Atendimento sem agendamento

Não é necessário marcar horário. O atendimento é feito por livre demanda, ou seja, basta chegar à unidade.

“Ele pode chegar à livre demanda. Naturalmente vai ter que esperar um pouco, porque há pessoas em atendimento nessas unidades, mas a equipe está preparada para encaixar essas pessoas e iniciar o atendimento de forma rápida, normalmente sem muito tempo de espera”, informou Sebastião ao Acorda Cidade.

Opções para quem tem dificuldade de locomoção

Quem mora longe ou tem limitações físicas deve entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima.

“O ideal é que entre em contato com a unidade da família mais próxima de casa, informando a situação, para que seja desenvolvido algum tipo de estratégia. Viabilizar um horário especial ou até uma visita domiciliar. Temos na cidade algumas unidades funcionando até 21h da noite para fazer esse atendimento”, explicou.

Segundo o diretor, a campanha de orientação sobre o prazo está sendo divulgada nas redes sociais, rádio e TV, para alcançar o maior número possível de beneficiários.

Evite deixar para a última hora

O secretário reforçou que não há previsão de prorrogação do prazo e que o movimento nas unidades tende a aumentar nos últimos dias do mês.

“A prorrogação do prazo pode ser uma estratégia do próprio governo federal, mas a gente não tem como estimar se isso acontecerá ou não. Então a orientação é: não deixe para depois. As unidades estão com fluxo normal, então procure logo, porque nas duas últimas semanas de dezembro esse fluxo deverá aumentar e isso pode inviabilizar a sua avaliação”, alertou.

Ao comparecer à unidade de saúde, é necessário levar o Cartão do Bolsa Família, a caderneta de vacinação das crianças e os documentos pessoais.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Leia também: Beneficiários do Bolsa Família devem realizar o acompanhamento de saúde até 31 de dezembro

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.