Licitação

Quatro empresas de ônibus disputam licitação do transporte urbano de Feira

O resultado dessa primeira etapa será divulgado nos próximos dias pelo Departamento de Licitação da Prefeitura.

Andrea Trindade

Quatro empresas disputam a primeira etapa da audiência de licitação para contratação das duas novas empresas que vão gerir o transporte público de Feira de Santana.

A Lis Transporte e Turismo Ltda. (Camaçari – Bahia), Auto Ônibus São João Ltda. (Sorocaba – São Paulo), Empresa de Ônibus Rosa Ltda. (Tatui – São Paulo) e a CG Transportes Urbanos Ltda. (Feira de Santana).

O processo de seleção foi iniciado por volta das 8h30 desta segunda-feira (16), com seis empresas credenciadas, no entanto duas foram desclassificadas por não por não apresentarem os envelopes com as propostas – a Rápido Vale do Sol Transporte e Turismo Ltda. (Botucatu – São Paulo) e a Global CNZ Transporte Ltda. (Rio de Janeiro).

De acordo com a presidente da comissão de licitação, Adriana Estela Barbosa, ainda não é possível definir a data do anúncio da empresa vencedora da licitação para explorar o sistema de transporte coletivo urbano.

“Iremos rubricar os envelopes com as propostas de preço e as propostas técnicas e iremos suspender o certame para análise do documento de habilitação, tendo em vista que são exigidas diversas peculiaridades e queremos analisar da melhor maneira possível. Fica impossível a gente prever uma data para término, pois a cada fase as empresas que se sentirem prejudicadas podem entrar com recurso. Existe um prazo legal para isso de cinco dias e por esse motivo não podemos prever quando será encerrado o processo licitatório”, explicou.

Adriana ressaltou que espera ter o resultado da seleção o mais rápido possível por conta das dificuldades enfrentadas atualmente pela população que precisa usar o transporte público diariamente.

Segundo ela duas empresas devem explorar o serviço, por meio de dois lotes. O lote A Norte está orçado em mais de R$ 650 milhões, enquanto o lote B Sul, está em mais de R$ 622 milhões.

“Para ganhar a licitação, a empresa precisa preencher os requisitos que foram estabelecidos no edital, salientando que não vai ser somente uma empresa que vai ganhar, pois temos dois lotes e uma empresa não pode ficar com os dois lotes. Na proposta, ela precisa informar qual dos dois lotes ela tem preferência", disse.

O presidente do Sindicato dos Rodoviários de Feira de Santana (Sintrafs), Alberto Nery, acompanhou a primeira etapa da licitação e disse que o sindicato espera que uma empresa que tenha viabilidade econômica ganhe o processo licitatório.

“Estamos aqui acompanhando para que realmente ganhe uma empresa que tenha viabilidade econômica de explorar o sistema de transporte público. Pegamos informações de uma empresa de Sorocaba (SP), ela tem 400 ônibus. Eles fazem o transporte coletivo de lá, então é uma grande empresa. Tem a Lis que é uma grande empresa, tem uma de Feira de Santana, que é a CG e tem a Rosa Ltda. que é da cidade de São Paulo e que o pessoal diz que não tem muita viabilidade econômica, mas vamos acompanhar e que ganhe a que tenha condições de melhor atender a Feira de Santana”, assegurou. 

O resultado dessa primeira etapa será divulgado nos próximos dias pelo Departamento de Licitação da Prefeitura.