Naiara Moura

A longa estiagem na região de Feira de Santana preocupa a direção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) do município. Segundo o presidente do sindicato, José Ferreira Sales (Zé Grande), há somente 5 carros pipa para atender toda a região de Feira de Santana, que tem distritos muito distantes da sede.


“Tem aproximadamente dois ou três carros da prefeitura, mais um ou dois do exército, o que dá uns cinco ao todo, uma quantidade insuficiente para atender Feira de Santana, que tem distritos em que o carro pipa só consegue fazer uma viagem por dia”, informa.


O sindicalista disse que em uma reunião do Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Feira de Santana foi homologado um decreto para a aquisição de mais carros pipas. Segundo Ze Grande, a expectativa agora é para as chuvas de dezembro para recuperar a falta de chuva entre outubro e novembro.

“Nós temos buscado nos últimos dois anos construir uma quantidade de cisternas de placa de captação de água de chuva para tentar amenizar o problema da seca, construímos barragens subterrâneas, barreiras de trincheiras. Mas isso tudo depende da chuva e quando a chuva não cai isso não resolve tanto”, explica. 

 Com informações do repórter Ney Silva