Acorda Cidade
Saborear o curioso hot dog psicológico, combinar a sandália com o biquíni e a saída de praia, experimentar os vestidos, shorts e blusas espalhados por vários estandes, provar uma extensa variedade de doces, testar o batom que permanece intacto durante 24 horas, curtir as atividades de educação física ou simplesmente arriscar uma “palhinha” no karaokê. Estes foram alguns atrativos para as mais de cinco mil pessoas que passaram pelo campus da FTC Feira de Santana durante a VII Feira de Empreendedores.
Realizada entre os dias 10 e 12, a feira foi encerrada na noite desta sexta-feira (13), com o mesmo nível de movimento do primeiro dia. “Tivemos entre 1.500 e 2 mil visitantes por noite”, contabiliza o organizador do evento, professor André Magalhães, ao destacar a diversidade dos produtos expostos e o empenho dos alunos. “Tivemos a participação de 57 empresas, algumas já consolidadas e outras projetadas pelos estudantes especificamente para a feira”, informa.
Nem bem terminou a sétima edição e o coordenador do curso de Administração, professor André Kaercher, diz que já começaram as discussões para realização da VIII Feira de Empreendedores. O assunto já foi pauta de reunião com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Júnior, e o diretor da Instituição, professor Cristiano Lôbo, no campus da FTC. “Entendemos que já há uma sinalização de apoio e novas parcerias”, avalia.
Para os estudantes, o balanço também é positivo. Kelvin Franco, do 5º semestre de Ciências Contábeis, participou com a empresa Divina Peça, do ramo de confecção feminina, uma ideia que surgiu em 2013, foi formatada na feira de 2014 e se tornou empreendimento este ano. David Oliveira, do 7º semestre de Administração, esteve na Feira de Empreendedores pela terceira vez, tomou gosto pelo negócio e assegura: “Na próxima o karaokê será uma empresa real”.
Esse estímulo ao empreendedorismo é o principal objetivo da feira, segundo o professor Cristiano Lôbo, que também destaca o empenho dos alunos e professores em levar para o evento ideias inovadoras, acompanhando as tendências de mercado. Já a diretora adjunta, professora Marcly Amorim Pizzani, ressalta a integração das várias áreas do conhecimento, por meio das ações de alunos e egressos, professores e parceiros, com um propósito único.