Feira de Santana
Protesto impede exibição de documentário sobre Cuba
A chegada dela à cidade, por volta das 11h30 de segunda-feira foi tranquila, mas a noite, quando se dirigiu ao museu para assistir o documentário conexão Cuba Honduras, do cineasta Dado Galvão, foi recebida com vaias
Protesto impede exibição de documentário sobre Cuba
Protesto impede exibição de documentário sobre Cuba
Protesto impede exibição de documentário sobre Cuba
Protesto impede exibição de documentário sobre Cuba
Ney Sylva e Andrea Trindade
A blogueira cubana Yoani Sánchez, que está em Feira de Santana desde ontem (18) para participar de um debate sobre a situação de seu país, foi alvo de um protesto no Museu Parque do Saber.
A chegada dela à cidade, por volta das 11h30 de segunda-feira foi tranquila, mas a noite, quando se dirigiu ao museu para assistir o documentário conexão Cuba Honduras, do cineasta Dado Galvão, foi recebida com vaias em um clima de hostilidade por um grupo formado por representantes de entidades a favor da revolução cubana, estudantes e professores universitários.
Ela estava acompanhada pelo senador Eduardo Suplicy (PT), presidente da Comissão de Relações Exteriores, que enfrentou os manifestantes. Houve bate-boca e o documentário não foi exibido.
Toda confusão foi por causa da posição da blogueira, que segundo os manifestantes, seria "uma traidora do povo cubano e não estaria contra o embargo econômico imposto pelos Estados Unidos".
Responsável pelo jornal baiano, El Sierra Maestra, Antônio Barreto explicou que o protesto contra Yoani, é porque o povo brasileiro e em qualquer lugar do mundo não aceita que, segundo ele, “uma personalidade fabricada a serviço do imperialismo contra seu próprio povo seja tratada como heroína na grande mídia internacional”.
“Ela nunca abriu a boca em Cuba para dizer abaixo ao bloqueio econômico dos Estados Unidos a Cuba. Nunca abriu a boca para dizer: Americanos liberem os cinco heróis cubados. Nós defendemos a liberdade, enquanto ela deveria ser contra o regime que oprime Cuba”, afirmou Antônio Serra.
Numa rápida coletiva, o senador Eduardo Suplicy disse que a blogueira tem se manifestado contra o bloqueio e o embargo econômico dos Estados Unidos a Cuba. Ainda de acordo com o senador, Yoani é a favor da libertação dos cinco prisioneiros e o fim da prisão de Guantanamo.
Assuntos