Acorda Cidade

Promover o resgate social através da música. Este é o objetivo do Projeto Percussionismo Social, desenvolvido no bairro Rua Nova através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento de Comunidades Negras e Indígenas (Comdecni). Em menos de um mês o projeto já atende a cerca de 80 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

 
A iniciativa é coordenada pelo músico Alex Zig Zag. Duas vezes por semana, na quarta e sexta-feira, são ministradas aulas de percussão e canto de afro-reggae na sede do CRAS da Rua Nova, situado na rua Mantiqueira. Alex diz que o único critério para participar do projeto é a frequência escolar.
 
“As aulas acontecem no turno da tarde e as crianças contam com suporte de psicólogos e assistentes sociais do CRAS”, informa. Ele revela que o trabalho inicial está focado em preparar um grupo de crianças para se apresentar na Micareta, que acontecerá entre 24 e 27 de abril. “A participação em grandes eventos, como a Micareta, é um enorme incentivo a esses jovens”.
 
A presidente do Comdecni, Lourdes Santana, observa que o número de crianças e adolescentes inseridos no projeto em pouco tempo aponta a importância da iniciativa na localidade. “O Conselho já apóia ações como essa em outros bairros, também em parceria com os CRAS, mas na Rua Nova percebemos esse diferencial do grande alcance social”, pontua.
 
“E é fundamental apoiarmos iniciativas que elevem a auto-estima e possibilitem o resgate social. Mais de 90% da população do bairro Rua Nova é de negros e afro-descendentes”, observa a presidente do Comdecni. As informações são da Secom.