Laiane Cruz
Participantes do projeto ‘O Beco é nosso’ marcaram presença mais uma vez no Beco da Energia, localizado no centro da cidade de Feira de Santana. Neste domingo (6), o local, que tem se tornado um verdadeiro espaço artístico e cultural, ganhou diversas geladeiras, que irão funcionar como bibliotecas ao ar livre. Os livros das mais variadas áreas e temas foram doados pela comunidade. Durante todo o dia também foi realizado um show musical, além de uma oficina de turbantes e uma exposição do artista visual, músico e ator Márcio Punk.
A turbanteira Luane Lôbo afirmou que a intenção da oficina foi propagar algo que faz parte das nossas raízes culturais, que é o uso do turbante. “O turbante foi gerado na África, e nós somos descendentes de africanos. Então o nosso intuito é trazer uma coisa da nossa raiz para que as pessoas propaguem”, afirmou.
Encantada com tudo o que viu e ouviu hoje no Beco, Natalice Barbosa confirmou que ações como essa são muito importantes para incentivar a leitura e a cultura em nossa cidade. “Nós estamos muito carentes de espaços culturais. O beco tem a sua história, tem pessoas aqui que trabalham no centro da cidade e, às vezes, não têm no final de semana um local de lazer”, declarou.
Natalice levou revistas e livros infantis e didáticos para serem colocados na biblioteca. Ela também acredita que a valorização do local irá reduzir o preconceito que algumas pessoas têm em relação ao espaço.
O grafiteito Gesiel Rafael da Silva Ramos, mais conhecido como ‘Cabeça’, contou que a Biblioteca do Beco surgiu do desejo de transformar o local em um espaço cultural, onde as pessoas possam levar seus filhos e aproveitar para fazer uma boa leitura. “Os visitantes vêm e doam livros, CDs, DVDs, que é para fazer a cultura girar. Os livros e filmes vão sendo trocados. É um espaço de aproveitamento de toda a população. E a ideia da geladeira biblioteca é não só para o público adulto, mas jovens e crianças.
Segundo ele, quem desejar doar uma geladeira, mesmo que seja por apenas um período, pode fazer isso. “A gente vai espalhar essas geladeiras pelo beco, que ganhou uma nova cara, e a população está abraçando. A gente pretende manter esses eventos trazendo atrações musicais e renovando os estilos”, acrescentou.
As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.