Feira de Santana

Programa Rede Cegonha será implantado em Feira de Santana

O programa busca garantir assistência a gestantes e bebês na rede pública de saúde. Os hospitais em Feira de Santana a serem contemplados são: Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher), Hospital Dom Pedro de Alcântara, além do Clériston Andrade e Mater Dei.

Acorda Cidade

Feira de Santana e mais 78 municípios da região serão contemplados com o Programa Rede Cegonha, a partir de 2012. Criado pelo Governo Federal, o programa busca garantir assistência a gestantes e bebês na rede pública de saúde. Secretários municipais estiveram reunidos na cidade, na tarde desta segunda-feira (17), para discutir a elaboração do plano de ação para instalação do Rede Cegonha.

O programa é uma parceria do Ministério da Saúde, com as secretarias Estadual e Municipal de Saúde e Conselho Estadual das Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS). De acordo com a diretora de programação da Sesab, Conceição Benigno, o Rede Cegonhaé prioridade nacional, estadual e agora está sendo concretizada o planejamento municipal.

“O principal objetivo é diminuir a mortalidade materna, pois morrer de parto é inadmissível atualmente, que temos tantos avanços nas técnicas de saúde. Além disso, temos que diminuir de forma mais rápida a mortalidade infantil, especialmente de recém nascidos”, afirma.

O Rede Cegonha nos municípios dispõe de investimentos financeiros do Ministério da Saúde. Conceição Benigno acrescenta que serão construídas três unidades de saúde destinadas a partos normais na macro região, sendo duas delas em Feira de Santana.

“Serão em torno de R$ 5.400 milhões de recursos a serem aplicados na construção, ambientação e reforma das maternidades já existentes”, afirma. Os hospitais em Feira de Santana a serem contemplados são: Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher), Hospital Dom Pedro de Alcântara, além do Clériston Andrade e Mater Dei.

O secretário municipal de Saúde, Getúlio Barbosa, destacou a importância do programa. “Feira de Santana é um pólo de referência para os municípios da região e agora torna-se também na Rede Cegonha. É muito importante este estímulo ao parto natural, em virtude do grande número de cesarianas no município, que superam os 50% dos partos realizados”, observa.

O Rede Cegonha concede ainda incentivo a realização do pré-natal, como uma prática de fundamental importância para a realização de um parto tranquilo. As gestantes serão beneficiadas com uma bolsa auxíliotransporte para o custeio da realização das consultas e o recebimento de itens básicos para o enxoval da criança. As informações são da Secom.