Feira de Santana

Programa de Saúde oferece tratamento para câncer bucal

Fumo e álcool são considerados fatores de risco

Acorda Cidade

O Programa de Saúde Oral, oferece tratamento especializado para os cidadãos que desenvolvem câncer de boca. O Centro de Especialidades Odontológicas (Ceo), um dos locais onde o tratamento é oferecido, realiza 1.400 atendimentos por mês, dentre os quais estão os atendimentos prestados aos pacientes com câncer bucal. Caso haja necessidade, o cidadão é encaminhado para o tratamento de quimioterapia ou radioterapia.

Normalmente o câncer bucal é caracterizado por lesões que não cicatrizam em até três semanas, podem ter cor esbranquiçada, avermelhada e escurecida, e que aparecem subitamente em locais como a língua, a mucosa interna da bochecha, no céu da boca e em regiões próximas a garganta, segundo a coordenadoria do programa.

Fumo, álcool e hábitos como o de morder constantemente a parte interna da bochecha podem contribuir para o surgimento do câncer bucal. A exposição excessiva dos lábios aos raios ultravioletas também podem provocar a doença no local afetado.

Ainda segundo a coordenadoria, o ideal é que os pacientes procurem o dentista a cada seis meses para que seja realizado um diagnóstico precoce da doença e assim ter um melhor resultado para o caso. O serviço inicial de odontologia é oferecido nas 33 unidades de Postos de Saúde da Família (PSF), 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e 5 Policlínicas. Caso o paciente necessite de um tratamento especializado, ele é encaminhado para o Ceo.