Andréa Trindade

 
A Superintendência Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) vai vistoriar a estrutura dos empreendimentos da construtora R. Carvalho e recomendar a empresa, a criação de grupos de trabalho para solucionar os problemas existes, bem como atender os mutuários que não receberam seus empreendimentos dentro do prazo
 
A decisão foi informada na manhã desta sexta-feira (13), durante uma reunião entre representantes da R. Carvalho, a comissão de moradores e o superintendente do Procon, Rafael Pinto Cordeiro, no Centro de Atendimento ao Feirense (Ceaf).
 
 
“Cada caso é um caso, cerca de 10 empreendimentos estão para ser entregues ainda e o que vai ser recomendando, inclusive sob pena de sanções administrativas, é que a empresa crie grupos de trabalho para resolver o problema dos empreendimentos individualmente ou coletivamente”, informou Rafael Cordeiro.
 
 
Em entrevista ao Acorda Cidade o representante da comissão de moradores, Randes Palma, informou que os mutuários reivindicam, não a entrega dos imóveis como também a indenização por danos morais e materiais.
 
”Têm unidades habitacionais que deveriam ser entregues em 31 de julho de 2009 e isso não aconteceu. Se ela fizer isso nós acordados a retirada até da ação judicial. Tivemos prejuízos com alugueis, eletrodomésticos comprados antecipadamente, casamentos adiados e outros transtornos que foram acontecendo ao longo deste tempo”, declarou.
 
Randes disse ainda que o material utilizado na obra não é o mesmo informado no contrato. Segundo ele, as casas estão sendo construídas com pré-moldados
 
O advogado da R Carvalho, Leonardo Rios, disse ao Acorda Cidade, que a construtora comunicou os prazos de entregas ao Procon e que o atraso foi provocado por conta da falta de mão de obra. Ele disse ainda que a área de lazer e infraesturura estão prontas e as demais etapas serão concluídas a partir do mês de março.
 
Leonardo nega que a empresa solicitou a retirada da ação judicial em troca da entrega das chaves, mas afirmou que propostas foram feitas aos mutuários.  
 
“A expectativa da empresa é que ainda este ano conclua todos os empreendimentos. Hoje a nossa dificuldade é oferta de mão de obra. Tão logo a empresa consiga se restabelecer nesta contratação de operários, com certeza a gente vai concluir todos os empreendimentos, que hoje é o principal objetivo da R Carvalho”, declarou o advogado.
 
A segunda etapa do empreendimento Viva Mais Vila Olímpia I, que deveria ter sido entregue em novembro de 2009, tem como novo prazo, maio de 2012, a terceira etapa do Viva Mais Papagaio cuja previsão de entrega era agosto de 2010, agora tem até abril para concluir as obras. O residencial Parque da Cidade, que deveria ser entregue em março de 2010, também está atrasado
 
A vistoria do Procon contará com a presença de um grupo de mutuários e uma equipe técnica da construtora para avaliar a situação de cada imóvel
 
Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade