Acorda Cidade
A Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) registrou, apenas no mês de janeiro deste ano, 1.890 queixas e instaurou 327 processos. A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) continua liderando o ranking de reclamações, com 171 queixas.
A empresa de telefonia Oi ocupa o segundo lugar no ranking com 84 queixas, seguida das empresas Itaucard (72 queixas), Embratel (61 queixas), Credicard (52 queixas), Claro (47 queixas), Samsung (47 queixas), Ibicard (46 queixas), Coelba (45 queixas) e G. Barbosa (44 queixas).
O coordenador do Procon, Rafael Pinto Cordeiro, afirma que, ao receber a queixa, o órgão entra em contato com a empresa para tentar resolver o problema administrativamente.
“Na maioria das vezes conseguimos resolver o problema, mas quando não há acordo, o Procon abre um processo, tenta a conciliação entre consumidor e empresa e esta tem a oportunidade de se defender”, explica.
O coordenador acrescenta que em casos de empresas com maiores números de reclamações, o órgão pode mover ações coletivas, a exemplo da que foi recentemente movida contra a Oi. “Mas, para isso, é preciso que a população informe e faça denúncias”, frisa.
Queixas contra fornecedores de bens e serviços podem ser registradas nas unidades do órgão instaladas na avenida Maria Quitéria, 2.441, e no prédio do Centro de Atendimento ao Feirense (Ceaf), na rua Barão de Cotegipe, Centro. Mais informações pelo telefone (75) 3603 8457. As informações são da Secom