A Superintendência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), de Feira de Santana, apreendeu 11 produtos (refrigerantes e energéticos) vencidos na 46ª Expofeira, que está acontecendo no Parque de Exposições João Martins da Silva.
Ao Acorda Cidade, o superintendente Maurício Carvalho confirmou a apreensão e falou sobre outras ações que estão sendo executadas no Parque de Exposições por meio do Departamento de Fiscalização do Procon.
“A tolerância é zero, nós vamos continuar com essa fiscalização até o final da Expofeira e esperamos que todas essas irregularidades que já foram devidamente notificadas sejam sanadas e não haja mais nenhum tipo de problema”.
Os produtos foram descartados.
Cobrança desigual no estacionamento
Diversas reclamações chegaram até a produção do Acorda Cidade sobre cobrança desigual no preço do estacionamento no Parque de Exposições. Estariam sendo cobrados um valor para dinheiro em espécie e outro por cartão de crédito. Segundo Maurício, o edital de licitação estabeleceu o valor máximo de R$ 20 para qualquer tipo de pagamento.
“Já na segunda-feira, nós notificamos o estacionamento para que, primeiro, colocasse uma placa ilustrativa estabelecendo com clareza a questão das formas de pagamento e do valor.”
Direito a reembolso
Notificado, o estabelecimento também tem a obrigação de ressarcir os consumidores caso eles comprovem que foram cobrados taxas a mais no primeiro dia da exposição, no domingo (7).
“No domingo, quem pagou mais de R$ 20, estando com seu comprovante do PIX, seja como for, deve procurar a coordenação do estacionamento para que haja o devido ressarcimento”, afirmou ao Acorda Cidade.
A partir desta terça-feira (9), consumidores que perceberem casos de cobranças diferenciadas devem informar imediatamente a equipe do Procon que está no Parque de Exposições.
“Eu acredito que não vai haver nenhum tipo de situação, que desde ontem na notificação foi muito clara quanto a isso. A equipe também está atenta a outras situações, como os parques de diversão.”
Parques de diversões também foram notificados
Os dois parques de diversões que estão atuando durante a Expofeira também foram notificados pelo Procon para melhorarem o entendimento quanto ao pagamento.
“Para ter mais clareza na forma de pagamento. Identificamos que alguns brinquedos não estavam cumprindo aquele tempo anunciado, estavam com tempo menor, isso também foi objeto da notificação e a questão também dos brinquedos de crianças pequenas que precisam ter o acompanhante também com essas crianças”, afirmou ao Acorda Cidade.
A equipe do Procon deve permanecer no parque durante todos os dias da Expofeira, fiscalizando os segmentos que configurem um tipo de relação com o consumidor.
“Eu costumo dizer que nós estamos muito atentos porque é necessário que o direito do consumidor seja respeitado”, acrescentou.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.