Procon ameaça multar bancos que descumprirem Lei dos 15 Minutos

A partir desta segunda-feira (12), caso as agências descumpram a Lei dos 15 Minutos, serão multadas no valor de 10 mil reais.

Procon ameaça multar bancos que descumprirem Lei dos 15 Minutos Procon ameaça multar bancos que descumprirem Lei dos 15 Minutos Procon ameaça multar bancos que descumprirem Lei dos 15 Minutos Procon ameaça multar bancos que descumprirem Lei dos 15 Minutos

Esteve na reunião representantes da Comdecon e de todas as unidades bancárias do município (Foto: Secom)

 

Devido as denúncias feitas por clientes de algumas agências bancárias de Feira de Santana, pelo não cumprimento da Lei dos 15 Minutos, foi realizada na manhã desta quarta-feira (7) uma reunião com representantes da Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor (Comdecon) e de todas as unidades bancárias instaladas no município. O encontro, que teve como objetivo buscar soluções no sentido de ajustar o tempo de atendimento conforme a lei, aconteceu na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).

De acordo com o diretor do Procon, Kelton Arapiraca, a cidade cresceu “assustadoramente” e junto com ela o  número de clientes e usuários de todas as camadas sociais. “Os bancos não acompanharam essa evolução, apesar dos investimentos, ampliações de unidades, aumentado o número de caixas e da rede de auto-atendimento ao longo dos anos”, afirmou o diretor.

O diretor afirmou que os bancos precisam se adequar à Lei. “A Lei tem que ser cumprida e, para isso, os bancos vão ter que se ajustar”, avisa.  Ele salienta que a recomendação é do Ministério Público Federal e do Ministério Público do Estado da Bahia. “A pressão social é grande e os bancos têm que ter o comprometimento em prol do consumidor”, completa Kelton.

O prazo estipulado para a melhora no atendimento é de 30 dias. Mas, a partir desta segunda-feira (12), caso as agências descumpram a Lei dos 15 Minutos, serão multadas no valor de 10 mil reais. “Demonstrar a força do trabalho do Procon é nosso objetivo. Temos que fiscalizar para melhorar a situação das pessoas”, salienta.

Algumas pessoas chegaram a denunciar bancos que negaram atendimento àqueles que não eram clientes da agência. “Se for investigado e provado que houve realmente o fato, vamos tomar providencias, pois vira caso de descriminação”, finaliza Kelton.
 

Williany Brito com informações do repórter Ed Santos