Nesta quarta-feira (24), a presidente da Associação de Familiares e Amigos Vivendo com HIV/Aids, Josefa Farias dos Anjos, utilizou a Tribuna Livre da Câmara Municipal para pedir sensibilidade, reparação e acolhimento diante da grave situação provocada pela publicação, no Diário Oficial, de dados que expuseram nomes de pessoas vivendo com HIV em Feira de Santana.
Josefa Farias falou em nome das mais de 5 mil pessoas impactadas pela exposição, que estão se sentindo constrangidas e desrespeitadas. Nem todas tiveram seus nomes publicados, mas convivem com a condição e conhecem as dificuldades que o estigma da doença traz em suas vidas.
O caso, que repercutiu nacionalmente, aconteceu no último dia 20, quando o Diário Oficial publicou, erroneamente, uma lista com os nomes de centenas de pessoas com HIV/Aids, além de fibromialgia e doença falciforme. Para além do constrangimento, a portaria suspendia o Passe Livre para essas pessoas.
“Não estamos aqui para condenar, mas precisamos de reparação”
“Para que haja um perdão e uma reparação, porque nós não estamos aqui para condenar. Que esta dor que veio à tona a várias pessoas sirva para que as pessoas olhem agora para esta melhoria que pode acontecer. A única coisa que eu espero é uma melhoria e um olhar de amor, de respeito, de compreensão”, declarou a presidente ao Acorda Cidade.
Também nesta quarta (24), o secretário de Mobilidade, Sérgio Carneiro, esteve na Câmara para prestar esclarecimentos à sociedade. Na oportunidade, ele assumiu a responsabilidade pelo erro e disse que está sofrendo com a repercussão do caso. Ao Acorda Cidade, Carneiro retrucou dizendo: “Ao invés de retribuírem nessa lei do talião, eu queria ter visto proposições sérias, diagnósticos, caminhos para que nós pudéssemos encontrar a solução. Porque me xingar e pedir a minha cabeça não vai trazer o passe livre de volta.” (Veja a entrevista completa do secretário aqui)
Sem apresentar respostas concretas sobre reparação, ele deu um abraço em Josefa Farias, imagem que marcou o momento na Casa do Povo.
É preciso reparar quem está sofrendo estigma e discriminação
Na tentativa de buscar soluções mais satisfatórias para as pessoas que, além de terem perdido o direito de ir e vir com o Passe Livre e enfrentaram a falta de sensibilidade na divulgação dos dados, Josefa disse que irá se reunir com pacientes antes do encontro marcado com o prefeito, no dia 2 de outubro.
“Atrás de mim tem mais de 5 mil pessoas. Então eu não posso fazer tudo sozinha e dizer só a minha opinião. Mas eu vou levar a relação. E eu espero que realmente haja uma reparação, porque são seres humanos que estão sofrendo”, pontuou.
Segundo a presidente, a publicação no Diário Oficial trouxe sofrimento e discriminação às pessoas que vivem com HIV, inclusive dentro da própria família. Ela confirmou que já há relatos de pacientes que perderam o emprego e estão sofrendo rejeição social. O maior temor é que o desespero leve a uma tragédia ainda pior.
“As poucas pessoas que eu conversei que a família não sabia estão sofrendo, estão sofrendo por uma repressão até mesmo da família, estão sofrendo por uma repressão da sociedade, como houve agora o que saiu, que um professor foi demitido, que eu vou fazer o levantamento. Quer dizer, isso não existe. Tem pessoas chorando, pessoas desesperadas. Meu maior medo é que uma delas cometa o suicídio”, desabafou.
Ainda não há apoio direto, nem emocional, nem jurídico
Josefa reforçou que é preciso amparar emocionalmente essas pessoas antes de entrar em brigas judiciais. Apesar disso, até o momento, nenhum tipo de apoio chegou às pessoas que se sentiram constrangidas.
Segundo ela, a prefeitura não ofereceu nenhum tipo de auxílio direto ou reparação às pessoas afetadas. Ela espera que isso mude após a reunião.
“Até agora nada. Espero que de hoje por diante se faça alguma coisa. Tem que sentar todo mundo e conversar e procurar o mais rápido, não tem que esperar o amanhã, tem que acolher hoje essas pessoas”, finalizou.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Leia também:
Sociedade Brasileira de Infectologia repudia exposição de pacientes com HIV em Feira de Santana
Secretário pede desculpas após prefeitura expor nome de mais 600 pessoas que convivem com HIV
Feira de Santana suspende Passe Livre para pessoas com doença falciforme e fibromialgia
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram