Feira de Santana

Presidente da Associação Comercial critica fechamento do comércio próxima segunda

De acordo com Marcelo Alexandrino, presidente da Acefs, faltou percepção dos sindicatos do comércio e dos empregados do comércio de que fechar as lojas no dia 30 de outubro seria prejudicial às vendas.

Laiane Cruz

Na próxima segunda-feira (30) as lojas do comércio de Feira de Santana não vão abrir as portas, em decorrência do acordo coletivo da categoria, que instituiu a data como o Dia do Comerciário. No dia 2 de novembro, quinta-feira, feriado nacional de Finados, as lojas também não vão funcionar, e essa situação tem preocupado as entidades ligadas ao comércio, entre elas a Associação Comercial do município (Acefs).

De acordo com Marcelo Alexandrino, presidente da Acefs, faltou percepção dos sindicatos do comércio e dos empregados do comércio de que fechar as lojas no dia 30 de outubro seria prejudicial às vendas.

“O Dia do Comerciário deve ser respeitado, é um acordo coletivo que é feito com o Sindicato do Comércio de Feira de Santana, mas esse ano está imprensado, talvez por uma falta de percepção de que isso iria prejudicar o comércio e prejudica diretamente o comerciário, pois na sua grande essência são vendedores que vivem de comissão. Segunda-feira é um grande dia no comércio, e será um dia perdido”, avaliou o presidente da entidade.

Ele lembra que o Dia do Comerciário não é um feriado e todos os outros órgãos públicos, bancos e escolas irão funcionar normalmente. Marcelo Alexandrino pediu mais compreensão dos sindicatos em 2018 para que se tenha um acordo mais flexível e bom para todas as partes.

“Teremos uma semana com três dias úteis e isso é muito ruim para Feira de Santana. Segunda não é feriado. O comércio não vai funcionar por um acordo coletivo da classe. A minha sugestão é que para o ano que vem se faça a permuta com a segunda-feira de carnaval, em que o comércio ficaria fechado, e seria bom para todo mundo”, disse.
 

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.