Acorda Cidade
A Prefeitura Municipal de Feira de Santana informou que a Secretaria de Transportes e Trânsito está realizando vistorias diariamente nos ônibus do Sistema Integrado de Transporte (SIT) , desde a última quarta-feira (6), sempre das 14 às 17 horas.
A fiscalização está ocorrendo no pátio da Secretária e abrange os 208 ônibus que compõe a frota do município. A partir do mês de março, a vistoria dos ônibus ocorrerá nos dois turnos das 8 às 12 e das 14 às 17 horas. Atualmente, no período da manhã está sendo realizada a fiscalização dos veículos que fazem o transporte escolar na cidade.
Segundo o diretor do Departamento de Transportes Público, Rodolfo Suzarte Ferreira Junior, 13 veículos já passaram pela inspeção. Nela foram observadas as condições gerais do transporte que incluem itens na parte externa e interna a exemplo do estado da carroceria, bancos, frisamento, vidros, piso, e a dirigibilidade do veiculo.
“Estamos procedendo um teste de rodagem, verificando as condições de trafego do veiculo e observando critérios como alinhamento, freios, funcionamento do hodômetro, tacógrafo e parte elétrica em geral”, destaca.
Câmeras de segurança
Ainda conforme o diretor, outro ponto importante da vistoria tem sido a verificação do cumprimento da Lei 171/2006 que obriga a utilização de câmeras de vídeos nos ônibus do sistema de transporte coletivo. “As câmaras têm que estar funcionando perfeitamente, é um item de segurança importantíssimo para a população”, ressalta, lembrando que os elevadores para passageiros com necessidades especiais também estão sendo vistoriados.
As empresas de transporte coletivo estão tendo um prazo de uma semana para sanar as pendências. Depois desse prazo os veículos retornam ao órgão. “Caso persistam nas deficiências haverá multa e autuações”, adverte.
Reclamações
O transporte coletivo urbano de Feira de Santana é alvo de muitas reclamações por parte dos usuários.
As condições dos veículos, que quebram com frequência, os atrasos, as mudanças de roteiros ou roteiros muito logos, além da superlotação são os principais problemas evidenciados pela população que usa diariamente o serviço.