A Prefeitura de Feira de Santana realizou na manhã desta segunda-feira (20), a entrega de 20 óculos OrCam MyEye, dispositivos de tecnologia avançada destinados a pessoas com baixa visão severa e cegueira total. Os equipamentos foram destinado à estudantes da rede municipal, com o objetivo de promover inclusão e acessibilidade.
A cerimônia para as entregas aconteceu no auditório do Centro Integrado de Educação Inclusiva Colbert Martins da Silva, e contou com a presença dos alunos contemplados, seus familiares, equipe pedagógica, e representantes do município.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o secretário municipal de Educação, Pablo Roberto explicou que a ideia é também facilitar o processo educativo do estudante dentro e fora da escola.
“É um equipamento que você coloca ele do lado do óculos e você terá a opção de ter a tradução do livro, identificar as pessoas, o caminho para casa. E o interessante é que esses alunos, eles poderão levar esses equipamentos para casa. Eles vão assinar um termo de responsabilidade, porque é um alto investimento e eles ficarão sobre o cuidado da família, ou seja, permitindo que o aluno use em sala de aula, mas que ele tenha também a condição de usar em casa, nas outras atividades também”.
De acordo com o secretário, a empresa vencedora do certame realizou o treinamento dos professores, alunos e familiares para utilizarem o equipamento da forma correta.
Pablo Roberto informou também que na rede municipal do município existem 20 alunos com cegueira ou baixa visão, por isso o número de equipamentos foi suficiente para atender a necessidade, mas reforçou que também chegou uma reserva dos equipamentos caso surjam novos casos.
“Dos mais diversos bairros e distritos de Feira de Santana. Foi feito um levantamento, um estudo técnico pela equipe do Centro de Inclusão, então eles chegaram a um entendimento de quais são as crianças e adolescentes que terão a oportunidade de ter acesso a esse equipamento no momento”, informou.
A gerente comercial nacional da OrCam MyEye, Yvi Levy, explicou que Feira de Santana foi a segunda cidade da Bahia a adquirir os equipamentos, cuja origem tecnológica é Israelense. A primeira cidade foi Salvador.
A gerente esclareceu que a OrCam é a única tecnologia deste tipo que funciona totalmente offline, sem depender da internet e nem de comandos de outros dispositivos.
“Não existe nenhuma tecnologia no mundo igual ao Orcam MyEye. Esse aparelhinho pititico que está na minha mão, vem acoplado à haste lateral desse óculos e ele é vestível, então a criança fica totalmente com as mãos livres. Vai poder estudar na escola tranquilamente, ler livros, reconhecer pessoas, porque tem espaço para gravar até 150 rostos. Ele reconhece hora e data, não precisa estar de relógio, é só girar o pulso em frente aos olhos e o Orcam já diz”, explicou.
Com tempo de carregamento de apenas meia hora e bateria extra, o equipamento mantém-se carregado por cerca de 5 horas. Um ponto de destaque relatado pela gerente Yve é que esse tipo de iniciativa colabora com o combate à evasão escolar.
“A partir do momento que existe o OrCam na escola, a evasão escolar diminui infinitamente, as crianças que não estão na escola voltam. A criança estuda, passa em vestibular, tem uma vida contínua. Ela consegue fazer leitura de livros, revistas, mensagens no WhatsApp, mensagens no computador, vai poder fazer uma prova sozinha, por exemplo, usando o Orcam, porque tem o fone de ouvido”, destacou.
O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, declarou em entrevista ao Acorda Cidade que a prefeitura vem focando em projetos para promoção da inclusão na comunidade.
“O que nós mais fizemos nesses últimos nove meses e meio na Prefeitura de Feira, especialmente na Secretaria de Educação, foi inclusão social. São vários projetos que nós estamos implantando aqui e vamos continuar avançando cada vez mais”, destacou,.
Para o gestor, o que mais chamou atenção foi a possibilidade de permitir que crianças e adolescentes consigam vivenciar experiências corriqueiras com tamanha facilidade.
“Eu já tinha visto isso, já tinha me sido apresentado, eu já tinha feito o teste e realmente é impressionante. São equipamentos realmente que fortalecem e dignificam. Você vê a felicidade que a pessoa fica. O equipamento é fantástico, é uma grande criação de um ser humano quem criou esse equipamento realmente foi iluminado por Deus”, pontuou o prefeito.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.