Acorda Cidade

Após matéria do programa 'Bom Dia Brasil', na Rede Globo, veiculada ontem (15), denunciando o atraso nas obras da Unidade de Pronto Atendimento do bairro Queimadinha, em Feira de Santana, obra federal executada pelo município, a prefeitura informou que somente na última quinta-feira (11) a verba de R$ 1,3 milhão para conclusão da obra foi recebida.

De acordo com o Bom dia Brasil, a obra está parada há um ano. Em resposta às alegações, a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, justificou, através de nota, que a responsabilidade pela demora na conclusão da UPA não é do município, uma vez que a unidade de saúde é construída com recursos federais.

Ainda segundo ela, o atual prefeito encontrou a obra com pendências, quando assumiu a gestão. Proprietários do terreno onde a Prefeitura realizava a construção alegaram na justiça que não havia sido formalizado processo de desapropriação da área, muito menos foram indenizados pelo Município. E conseguiram decisão favorável do Judiciário, determinando a paralisação dos serviços.

“O prefeito José Ronaldo tentou transferir o local da UPA para uma área de propriedade da Santa Casa de Misericórdia. Mas não obteve êxito nas negociações com a entidade. Então, decidiu ajuizar o devido processo de desapropriação do terreno inicialmente escolhido, obtendo liminar a seu favor. Com a imissão de posse autorizada pela Vara da Fazenda Pública, tornou-se possível retomar as obras”, explicou.

Ainda segundo a prefeitura, mesmo sem a liberação dos recursos por parte da União, a empresa responsável pela construção não suspendeu os serviços nesse período. Mantiveram operários no local, porém com os trabalhos transcorrendo em ritmo lento. “Com o dinheiro em caixa, a obra vai acelerar o ritmo. O novo cronograma dos serviços prevê a conclusão da UPA para fevereiro de 2016”, informou o comunicado.