Feira de Santana

Prefeitura investiga aumento de notificações por diarreia no distrito de Humildes

Trabalho de monitoramento inclui coleta de amostra de água e observações de fatores ambientais.

Prefeitura investiga aumento de notificações por diarreia no distrito de Humildes Prefeitura investiga aumento de notificações por diarreia no distrito de Humildes Prefeitura investiga aumento de notificações por diarreia no distrito de Humildes Prefeitura investiga aumento de notificações por diarreia no distrito de Humildes
Investigação em Humildes
Foto: Divulgação/Semmam

Técnicos das secretarias municipais do Meio Ambiente (Semmam) e da Saúde estão atentos e já deram início ao processo de investigação de fatores ambientais e epidemiológicos que estariam contribuindo para o aumento de notificações de casos por diarreia no distrito de Humildes.

Investigação em Humildes
Foto: Divulgação/Semmam

Nesta terça-feira (21) equipes do Departamento de Educação Ambiental estiveram na localidade para dar prosseguimento às investigações. Foram ouvidos relatos de moradores e observações em campo.

O trabalho de monitoramento incluiu ainda visita a unidade de saúde e observação das condições dos mananciais, como do Rio Humildes, Lagoa da Sapelba e a Lagoa do Caetano.

Investigação em Humildes
Foto: Divulgação/Semmam

“Tão logo tomamos conhecimento no aumento de notificações de casos por diarreia em Humildes demos início às investigações”, afirma a secretária de Meio Ambiente, Jaciara Moreira. Também acompanharam a ação, o diretor do Departamento de Educação Ambiental, João Dias, e a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maricelia Maia.

As doenças por diarreias acontecem principalmente pela ingestão de água e/ou alimentos contaminados por vírus, bactérias e parasitas.

O trabalho vai prosseguir com o monitoramento dos casos, coleta de dados e análise da água desses mananciais que serão encaminhados ao Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública).

Também acompanharam a ação em Humildes, os técnicos da Saúde responsáveis pela vigilância das doenças de transmissão hídrica e alimentar, Jose Lázaro, Sthefany Boaventura.

As informações são da Secretaria de Comunicação Social

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram