Feira de Santana

Prefeitura faz plano de recuperação para aterro sanitário

Tratamento adequado para lixo domiciliar e hospitalar

 

Acorda Cidade
 
O lixo hospitalar produzido em Feira de Santana está sendo tratado e autoclavado (desinfectado) pela empresa americana Sterecycle. Anteriormente, estes resíduos eram esterilizados no aterro sanitário da Sustentare, antiga Qualix Ambiental, mas a autoclave da empresa encontra-se quebrada quatro meses.
 
Durante o tratamento, o lixo hospitalar passa por triagem, transporte, acondicionamento e incineração, com base em critérios específicos de segurança. O descarte dos resíduos de forma inadequada e em locais inapropriados pode poluir solos e aquíferos, além de interferir no processo natural de decomposição do lixo orgânico.
 
“Temos todos os laudos técnicos e fotografias do trabalho que está sendo feito. Isso nos deixa tranquilo, pois agora seriedade”, destaca o secretário municipal de Serviços Públicos, Alexandre Monteiro, acrescentando que “a reorganização no sistema de coleta e grandes mutirões que têm acontecido estão dando um bom aspecto à cidade”.
 
No que se refere ao descarte do lixo domiciliar, o secretário informa que um especialista em tratamento de aterros sanitários vai desenvolver um plano de recuperação de uma das áreas degradadas. A ideia, diz ele, é transformar o local num horto ou parque para a cidade. “A Prefeitura tem tentado fazer o melhor possível para Feira de Santana na questão da coleta do lixo. Por isso, temos dado continuidade aos mutirões em diferentes bairros”, afirma Monteiro. (Secom)