Feira de Santana

Prefeitura e TRE assinam convênio para ampliar postos para cadastramento de biometria

Segundo dados do TRE, Feira de Santana possui quase 500 mil eleitores e apenas cerca de 10% do eleitorado está biometrizado, totalizando cerca de 52 mil pessoas.

Daniela Cardoso 

A prefeitura de Feira de Santana e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) assinaram um convênio nesta quinta-feira (4) para ampliar os postos de atendimento aos eleitores que ainda não cadastraram a biometria. Segundo dados do TRE, Feira de Santana possui quase 500 mil eleitores e apenas cerca de 10% do eleitorado está biometrizado, totalizando cerca de 52 mil pessoas.

O presidente do TRE Bahia, José Edivaldo Rocha Rotondano, afirmou que a prefeitura se dispôs a ceder espaço, material de apoio e pessoas que vão auxiliar no processo do recadastramento biométrico. Ele informou que com esse auxílio da prefeitura será possível levar o serviço de biometria até os distritos de Feira de Santana. O presidente do TRE ainda parabenizou o prefeito José Ronaldo pela iniciativa.

“O prefeito José Ronaldo está preocupado, assim como o TRE, com a situação e eu o parabenizo por essa iniciativa. Agora será decidido pelo juiz eleitoral de cada zona os locais onde os postos móveis deverão ficar por um período. Nosso objetivo é chegar até o eleitor e se depender do TRE as filas vão acabar, mas se as pessoas deixarem para a última semana, obviamente teremos filas. Ainda temos praticamente seis meses para o cadastramento da biometria”, afirmou.

De acordo com José Edivaldo Rocha Rotondano, o TRE vai disponibilizar o kit para a coleta dos dados e a prefeitura vai ceder o espaço, o material humano e os móveis. “Sem a parceria da prefeitura tenho certeza que não conseguiríamos fazer essa revisão biométrica e alcançar a meta de biometrizar quase 500 mil eleitores em Feira de Santana. Os eleitores precisam ficar atentos, pois apenas cerca de 10% do eleitorado da cidade está biometrizado”, informou.

O prefeito José Ronaldo de Carvalho destacou a importância da parceria. Segundo ele, a prefeitura vai disponibilizar cerca de 70 estagiários para auxiliar no cadastramento da biometria. “É um trabalho importante e eu tenho certeza que o eleitor de Feira vai participar. Estamos colocando a disposição os estagiários e já estamos tomando todas as medidas necessárias e legais para isso e para que essas pessoas estejam a disposição do TRE”, explicou.

A juíza de direito, Patrícia Cerqueira Kertzman destacou que quem não fizer o cadastramento da biometria, que será finalizado em 31 de janeiro de 2018, terá o título de eleitor cancelado. “Com o título cancelado, o eleitor fica impossibilitado de concorrer a cargos públicos, concursos, perde o benefício do Bolsa Família, entre outras sanções”, destacou.

A juíza também destacou a importância da parceria com a prefeitura de Feira de Santana. “É de extrema importância. O eleitorado de Feira de Santana precisa fazer o cadastramento biométrico e essa parceria veio para multiplicar os postos para o serviço. As pessoas só precisam levar o comprovante de residência e a carteira de identidade”, informou.

Eleitor do futuro

A juíza Patrícia Cerqueira Kertzman ainda falou sobre o projeto Eleitor do Futuro, outra parceria da prefeitura de Feira e do TRE. “Esse projeto visa trabalhar crianças e adolescentes em idade escolar para fortalecer a consciência cidadã, preparar essas pessoas para a importância do voto e da escolha dos seus representes, isso vai ser feito de forma lúdica para que essas crianças amanhã sejam eleitores conscientes da importância do voto. Os professores da rede municipal serão treinados para multiplicar essa iniciativa”, informou.

As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade