O Centro Municipal de Controle de Zoonoses (CZZ) está realizando mais uma Campanha de Vacinação Antirrábica neste sábado (20) em Feira de Santana. A imunização anual evita o contágio e transmissão da doença de animais para humanos.
📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos
A aplicação teve início às 9h e segue até às 16h deste sábado. A aplicação acontece nos bairros Aviário, Serraria Brasil, Eucalipto, Jardim Acácia, Irmã Dulce, Parque Getúlio Vargas, Rocinha, Caseb, Santa Mônica I, Santa Mônica II, Parque Lagoa Subaé e Subaé.
Em entrevista ao Acorda Cidade, a coordenadora do CZZ, Mirza Cordeiro informou que mais de 5 mil animais já foram vacinados nesta campanha.
“No primeiro sábado que nós trabalhamos, nós vacinamos 5.093 animais. Está dentro do esperado, porém, nós alertamos a população que leve realmente seus animais para vacinação, que é a forma de prevenção contra essa doença que é a raiva. Então, é uma doença imunoprevenível, ou seja, vacinando os animais, cães e gatos, a gente tem a forma de prevenir essa doença. Fazemos outro alerta que nós tivemos no ano passado, morcegos positivos de raiva. Então, por isso que a gente precisa ter uma campanha bem robusta, com o maior número de animais possíveis a ser vacinado, porque é a forma que a gente tem para prevenir essa doença que pode ser transmitida pelos morcegos”, afirmou.
De acordo com Mirza Cordeiro, é necessário que a população tenha cada vez mais, o conhecimento da campanha, para que os animais sejam vacinados e, as doenças sejam evitadas.
“A gente precisa divulgar para população, que as pessoas saibam, que tem acesso à internet falem para as outras pessoas, porque eu acho que a divulgação é importante. A gente está colocando nas mídias sociais, no site da prefeitura, todas as unidades, nós avisamos com antecedência a vacinação para que as unidades divulguem com a sua comunidade, mas a gente precisa realmente que a população traga os animais. Então, nós estamos de 9h às 16h, são cinco sábados, no site da prefeitura tem os locais onde a pessoa pode levar seus animais para vacinar e, alerto também que o Centro de Zoonoses é um posto fixo de vacinação durante a semana e aos sábados até as 16 horas”, explicou.
Transporte dos animais
Ao Acorda Cidade, a coordenadora do CZZ orientou que os tutores, em caso da falta de caixa de transporte, possam utilizar um saco de nylon.
“A gente aconselha a caixa de transporte. Caso a pessoa não tenha uma caixa de transporte, ela pode colocar o animal em um saco, que a gente chama de saco cebola, que é aquele saco de nylon, e traz o animalzinho para ser vacinado”, pontuou.
Animal doente, pode ser vacinado?
De acordo com Mirza, é necessário que o animal esteja com boas condições de saúde. “Animal doente ele não pode ser vacinado, porque a gente precisa que o animal esteja saudável da produção de anticorpos. Então um animal doente ele não pode. Quando o animal se recuperar, se restabelecer, aí podem procurar o Centro de Zoonoses para a gente fazer a vacinação”.
Segundo a coordenadora, alguns bairros estão apresentando baixa adesão para a campanha.
“Alguns bairros a gente tem uma certa dificuldade, então hoje mesmo eu estou fazendo uma visita em algumas unidades, a gente está aqui na unidade do Subaé, a gente está vendo que a vacinação está fluindo bem, mas acabei de sair do Aviário onde a gente está vendo uma baixa vacinação, a gente precisa realmente que as pessoas levem seus animais, e principalmente animais que ficam soltos, que a gente chama de semi-domiciliado, eles estão dentro do domicílio, mas também tem acesso à rua, esses animais precisam realmente ser vacinados”, destacou.
Militar do Exército Brasileiro, Rogério de Jesus esteve logo cedo na unidade para vacinar o pet.
“É importante deixar ele bem de saúde. Caso ela venha morder alguma pessoa, termos a certeza que não terá nenhuma contaminação pela raiva, pelo nosso próprio cuidado, é deixar ele imunizado, ter a certeza que não terá nenhum problema”, disse.
Nival Santos é tutor de um Yorkshire. Ele contou à reportagem do Acorda Cidade, que o pet só traz alegria dentro de casa, por esse motivo, no sentido de proteger o animal, esteve na unidade para realizar a imunização.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Leia também: Confira os bairros com aplicação da vacina antirrábica neste sábado
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram
Quando vai ter no povoado da caatinga?