A prefeitura de Feira de Santana realizou, na manhã desta terça-feira (9), a reinauguração da Unidade de Saúde Joaquim Pondé Filho. O evento contou com a participação do prefeito José Ronaldo (União Brasil) e do secretário municipal de saúde, Rodrigo Matos. A unidade, que fica localizada no conjunto Oyama Figueiredo, bairro do Tomba, foi fundada há 17 anos.
A lista de tarefas realizadas durante as obras de revitalização conta com pintura geral, revisão das partes elétrica e hidráulica, instalação de componentes para climatização, troca dos revestimentos das paredes, substituição dos forros, instalação de novos banheiros para funcionários e uma área de descarte de resíduos adequada.
“Aqui, podemos dizer que somente as paredes e o telhado se mantêm, o restante, tudo foi reformado. Essa unidade foi inaugurada em 8 de fevereiro de 2008, e é uma homenagem ao doutor Joaquim Pondé Filho, que foi oftalmologista em Feira de Santana. Hoje, a unidade está bem bonitinha, está bem arrumada, está charmosinha para atender o povo. Vamos trabalhar, vamos continuar avançando”, disse o prefeito.
“Essa é uma unidade de saúde, dentre tantas outras que também estão precisando de trabalhos semelhantes. Mas nós vamos conseguir, com fé em Deus. Já foram várias que passaram por esse tipo de processo de reforma, e vamos continuar trabalhando para fazer nas demais o mesmo trabalho e alcançar o mesmo objetivo: prestar uma saúde melhor para o povo de Feira de Santana”, complementou o prefeito.
Confira abaixo fotos da reinauguração
Prestação de serviço
O responsável pela pasta da Saúde em Feira de Santana, o médico Rodrigo Matos, contou em entrevista ao Acorda Cidade, que participar da reinauguração é motivo de muita alegria e que o sentimento fica ainda mais intenso quando ele lembra que o que foi feito na Joaquim Pondé Filho poderá se repetir em outras unidades de saúde.
“A gente tem mais de 20 unidades sendo reformadas nesse momento. Então, é o maior pacote de obras dos últimos anos dentro da saúde. Isso é o governo do Zé Ronaldo, que olha para o social, porque estruturar uma unidade de saúde é olhar para o social. A gente tinha aqui uma unidade com uma infraestrutura muito ruim, onde precisava de melhorias, não só de pintura elétrica, estrutural, e tudo isso foi feito. Graças a Deus, a gente trabalha com muita transparência e foco no resultado”, disse o secretário.
💉Olha a vacina
Matos aproveitou a oportunidade para fazer um alerta sobre o nível de imunização da população de Feira de Santana. Segundo o secretário, apesar da vacinação contra a gripe estar em um nível “bacana”, os números de aplicação da dose contra a dengue precisam ser melhorados.
“Faço um apelo com relação à vacina contra a dengue, pois ainda é um número pequeno. A recomendação do Ministério da Saúde é que a vacina contra a dengue ocorra para pessoas de 10 a 14 anos, nesse primeiro momento. E a gente precisa aumentar os indicadores de vacina contra a dengue nessa faixa etária. Então, eu aproveito e faço um apelo aos pais e responsáveis dessas crianças e adolescentes que ainda não se vacinaram contra a dengue [procurem um posto de vacinação]”, conclui o secretário.
O homenageado
Joaquim Pondé Filho foi um conhecido médico de Feira de Santana que teve uma longa atuação nos campos da saúde e da educação. O oftalmologista atendeu durante muitos anos nos edifícios Mandacaru e Muritiba, respectivamente. O profissional ainda foi professor do então Colégio Gastão Guimarães, professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e chegou até a ocupar o cargo de vice-reitor, no período em que a instituição foi gerida pelo reitor Josué Mello.
“Meu pai tem uma história de serviços prestados à nossa cidade muito longa, além de ter trabalhado também na Santa Casa de Misericórdia, trabalhando junto ao pessoal do Conselho da Cristandade. Enfim, é uma história longa que o doutor Joaquim Pondé Filho teve aqui em nossa cidade, e eu avalio como justíssima essa homenagem. O espaço foi inaugurado em 2008 e agora, praticamente, construíram outra, porque foi uma revitalização muito grande, e o espaço está belíssimo para atender a comunidade local”, disse o jornalista Elsimar Pondé, filho do homenageado.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão da jornalista Mariane Santana.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram