Prefeitos discutem regionalização do Samu

Prefeitos discutem regionalização do Samu Prefeitos discutem regionalização do Samu Prefeitos discutem regionalização do Samu Prefeitos discutem regionalização do Samu

Feira de Santana entra no processo se não for mais onerada (Foto:Secom)

Para discutir o projeto de regionalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), assim como regulação do sistema após implantado, o prefeito Tarcízio Pimenta e o secretário de Saúde Rafael Pinto Cordeiro se reuniram nesta quarta-feira (5) com prefeitos e secretários de Saúde de municípios pertencentes ao Território Portal do Sertão, mais deputado estadual José Neto, coordenador da Rede de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde da Bahia Davidson Borba e coordenadora do Samu em Feira de Santana, Maiíza Macêdo.

Com a regionalização do Samu serão criadas cinco sub-sedes espalhadas entre os municípios sob a coordenação de uma sede principal em Feira de Santana. Porém Tarcízio Pimenta destacou que embora a iniciativa possa ser positiva, a Prefeitura só vai entrar no processo se não gerar mais custos para o Governo Municipal e não interferir na qualidade do Samu local, por sobrecarga.

“Temos que ter cuidado para que o funcionamento do Samu na região não recaia em Feira. São gastos 28% dos recursos do Município com a saúde, sendo que deveriam ser 15%. Fazemos isso para melhorar a qualidade do serviço, mas não podemos aumentar o orçamento”, disse.

De acordo com o Secretário de Saúde, Rafael Pinto Cordeiro, a regionalização do Samu é preocupante e deve ser bem pensada, porque envolve investimentes técnico e financeiro. “A medida pode interferir na qualidade do serviço. Os custos são elevados e ainda imprevisíveis”, observou.

O coordenador da Rede de Urgência e Emergência informou que o trabalho desenvolvido pelo Samu de Feira de Santana "é indicado pela Secretaria de Saúde da Bahia como o melhor do Estado".

O deputado estadual José Neto convocou um novo encontro entre os prefeitos e demais representações envolvidas na regionalização do Samu, marcado para tarde da próxima segunda-feira (10), em Salvador, para que o assunto seja melhor explanado . “Precisamos buscar uma solução técnica do problema” pontuou. As informações são da Secom.