Ney Silva
Autoridades da segurança pública e o prefeito Tarcizio Pimenta mostraram-se preocupados com a queda de energia ocorrida na madrugada deste domingo em ruas próximas ao circuito da Micareta 2011.As observações sobre esse fato foram feitas na manhã de hoje (01), durante a terceira reunião avaliativa da festa ocorrida no auditório do 1º Batalhão da Policia Militar.
A reunião contou com a participação de autoridades da área da segurança pública, representantes da administração municipal e do prefeito.Ele mostrou-se preocupado com a falta de energia nas ruas próximas ao circuito Maneca |Ferreira. " Esse fato mim preocupou. Trabalhamos junto aos secretários para que a recuperação da energia fosse rápida", afirmou. Ele disse que da janela do apartamento onde mora ficou observando o momento em que a energia aos poucos voltava.
Tarcízio Pimenta criticou a Coelba pela falha e informou que a Prefeitura contratou os serviços e pagou. Ele disse que a empresa já foi comunicada do fato e o governo municipal espera uma resposta. " Não sei ainda as razões que levou aquela queda de energia. Já tive conhecimento que no Carnaval em Salvador aconteceu a mesma coisa. Isso não pode continuar porque coloca em xeque todo o trabalha dos senhores", disse.
Na opinião do coronel Hélio Alves Gondim do Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL) a falta de energia por quase 30 min na madrugada deste domingo não trouxe grandes prejuízos para a segurança pública. Ele observa no entanto que é um fato preocupante. As ocorrências eletrônicas feitas nos postos policiais localizados no circuito da festa sofreram atrazos e foram feitas de forma manual." O planejamento da PM pensou nisso. Mas não tivemos um registro sequer em função da falta de energia," afirmou.
A coordenadora de saúde da Micareta, Gilberte Lucas apresentou durante a reunião dados sobre as agressões verificadas na festa. Segundo ela, as ocorrências mais significativas foram relacionadas as lesões de buco-maxilo, suturas e intoxicação por álcool. Foram mais de 100 casos registrados entre a manhã de sábado e a madrugada deste domingo
Prisões de policiais
Um fato informado durante avaliação da Micareta foi a prisão em flagrante de quatro policiais militares.Segundo a delegada Kátia Brasil coordenadora de estatística da Polícia Civil, eles trafegavam em um veículo na Br 116-Norte (Feira-Serrinha) quando foram abordados por policiais rodoviários federais. Todos estavam portando pistolas calibre 380 e acabaram sendo autuados por porte ilegal de arma.
Segundo o coronel Manoel Bastos, corregedor da Polícia Militar da Bahia, o fato vai ser apurado pela Policia Civil e será aberto um procedimento de ordem disciplinar pela PM. Ele informou que ainda que ainda que os policiais tivessem porte legal não poderiam estar com as armas. " Existe uma portaria do comando geral da PM para que policiais não usem armas no período da Micareta", disse.
Por sugestão do prefeito Tarcizio Pimenta, pela primeira vez este ano haverá a última reunião avaliativa da Micareta. Será na próxima terça-feira em uma churrascaria da cidade.