O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (União Brasil), divulgou que, muito em breve, a cidade estará apta a receber um “banho de asfalto”. A iniciativa, que foi uma promessa de campanha do então candidato nas eleições de 2024, prevê a revitalização de estradas, ruas e avenidas da cidade.
Ronaldo explicou que, para realizar as obras, que incluem serviços em diversos pontos da cidade, será necessário que a prefeitura faça dois empréstimos com instituições bancárias: a Caixa Econômica Federal e um banco estrangeiro. Ao Acorda Cidade, o prefeito explicou que recebeu, nas últimas semanas, o “ok” das instituições e a autorização do Tesouro Nacional.
“Esses empréstimos estão na última etapa de análise em Brasília. Concluindo isso, o município assinará o contrato e executará as obras. Boa parte dos recursos de um desses empréstimos será aplicada em asfaltamento de ruas”, disse José Ronaldo.
Paliativo
José Ronaldo explicou que enquanto aguarda a liberação para a contratações desse recursos a prefeitura vem se empenhado para com recursos próprios da seguimento em ações de revitalização em ruas e avenidas da cidade.
“Recentemente, asfaltamos algumas ruas com recursos próprios da prefeitura. Fizemos uma grande rua, que sai do Sobradinho, passando pela Caraíbas, pela Gabriela, pela Pampalona, pelo Campo do Gado Novo e chegando no Campo Belo. É uma rua de grande importância, de grande movimento, que foi 100% asfaltada”.
“Fizemos um complemento da rua Farmacêutico José Alves, fizemos o asfaltamento da saída do Terminal Central, tudo isso de 30 dias para cá. E estamos fazendo as maiores ruas da Cidade Nova. Iniciamos sexta-feira passada, e ontem à noite, eu acho que nós estávamos lá concluindo. Estamos fazendo uma rua muito importante no Parque Ipê, que é a Rua Portuguesa de Desportos, e sobrou um pedaço. Estávamos olhando para fazer grande parte da Rua Arcoverde, que é também outra rua muito importante”, complementou o prefeito.
Pedindo socorro
José Ronaldo ainda afirmou que acredita que boa parte dos recursos dos empréstimos, quando estiverem disponíveis, deve ser utilizada em obras de revitalização de vias dentro e fora do perímetro urbano de Feira de Santana.
Como é tradição, ao longo da entrevista no Programa Acorda Cidade, pela Rádio Sociedade News, diversos ouvintes comentaram os assuntos que eram cobrados pelo prefeito através dos tradicionais áudios do WhatsApp. Um deles foi o motorista por aplicativo Adriano, que mandou um comentário que ele mesmo classificou como um pedido de socorro.
“Seu prefeito José Ronaldo, existe algum projeto de asfaltamento das duas vias principais que levam até o bairro Asa Branca? E também existe algum projeto para a Avenida Olney São Paulo, que liga o viaduto do Jomafa até o presídio? Obrigado pela oportunidade, que Deus abençoe a todos, tenham um bom dia”, disse o ouvinte.
José Ronaldo agradeceu a pergunta e respondeu o ouvinte. “Nós mandamos fazer uma melhoria no piso da Avenida Asa Branca, que liga a Pedra Ferrada à Estrada do Missouri. Foi feito, mas passei lá e tinha um trecho que estragou. Eu determinei que fosse recuperado imediatamente esse trecho de paralelepípedos até receber o asfalto. Está na programação. Quanto à Olney São Paulo, está na programação. Agora, essa rua, ela tem um trecho que foi a Embasa que passou lá dezenas de vezes e deixou o piso em péssimo estado. Dali em diante o piso é melhor, mas também está na programação”.
Avenida Iguatemi
O prefeito aproveitou a oportunidade para explicar um trecho da Avenida Iguatemi que está com buracos. Ao Acorda Cidade, José Ronaldo disse que a estrada possui cerca de 14 anos e que tem uma boa estrutura, mas os buracos que estão surgindo em um trecho específico têm influência da ação humana.
“O ano passado eu estava numa reunião lá com comerciantes e um dos comerciantes disse: ‘Prefeito, você precisa fazer uma drenagem na Avenida Iguatemi porque ficam acontecendo esses buracos sempre no mesmo local’. Eu disse: ‘Meu filho, isso aí não precisa de drenagem. Desde que eu assumi a prefeitura, determinei que a Secretaria de Saúde, através da Vigilância Sanitária, notifique essas pessoas que estão jogando água na rua, para parar de jogar’. Todos foram notificados. Alguns são da própria Avenida Iguatemi e outros em ruas laterais que jogam água para a rua. E é isso que provoca o buraco naquele local”, explicou.
“Estamos na última etapa de notificação. Um desses notificados foi um salão de beleza. Nós determinamos o fechamento do salão de beleza, ele solicitou que não fosse feito o fechamento, que ele pararia de jogar água para a rua. E aí nós íamos fechar, não fechamos. Nosso objetivo não é dar prejuízo a ninguém, mas nosso objetivo é resolver o problema da avenida, que está sendo causado por estas pessoas”, concluiu Ronaldo.
Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão do jornalista Gabriel Gonçalves
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram