Feira de Santana

Praga devasta plantação na zona rural de Feira de Santana

A situação é grave em todos os distritos da cidade, segundo informou Adriana Lima, diretora do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana.

Praga devasta plantação na zona rural de Feira de Santana Praga devasta plantação na zona rural de Feira de Santana Praga devasta plantação na zona rural de Feira de Santana Praga devasta plantação na zona rural de Feira de Santana
Daniela Cardoso
 
Após sofrer com o longo período de seca, os trabalhadores rurais de Feira de Santana agora enfrentam outro problema: as lagartas que estão devastando toda a plantação de milho, feijão e até de hortaliças. A situação é grave em todos os distritos da cidade que já perdeu cerca de 70% de toda a plantação, segundo informou Adriana Lima, diretora do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana.

 
“A lagarta atingiu todos os distritos e todas as propriedades de Feira de Santana. Chegou uma praga acabando com tudo. Tem trabalhadores que estão diversificando e trocando, tirando o milho e o feijão e plantando batata e mandioca, que são mais resistentes à lagarta. Tem propriedades em que a devastação foi total”, afirmou, acrescentando que o sindicato já procurou orientação junto à EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola) para resolver o problema.

A trabalhadora rural, Paulina Santiago, moradora da comunidade de Genipapo, distrito de Matinha, está contabilizando os prejuízos. Ela esperava colher oito sacas de feijão, mas a plantação está toda perdida.
 
“A situação é muito ruim. A plantação está toda estragada. Eu acho que não vai dar para colher nada. Estou arrancando a maioria da plantação para plantar de novo e esperar que a lagarta não ataque novamente. Veio a alegria com a chuva, mas agora estamos tristes. Quando vamos até a plantação dá até vontade de chorar”, lamentou a trabalhadora. 
 
As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade