Feira de Santana

Praça dos ex-combatentes vai ganhar novo monumento e equipamentos da 2ª Guerra

O presidente da entidade, o escritor e ex-combatente Antônio Moreira, diz que a associação continua firme e fala sobre a reforma da praça.

Laiane Cruz e Ney Silva

A Praça dos Ex-combatentes, no bairro Coronel José Pinto, está sendo reformada com o apoio da prefeitura de Feira de Santana. O local ganhará um novo monumento além da antiga âncora e novos equipamentos militares usados na 2ª Guerra Mundial.

A sede da Associação dos Ex-combatentes hoje tem sua estrutura patrimonial mantida pela Universidade Estadual de Feira de Santana. O presidente da entidade, o escritor e ex-combatente Antônio Moreira, diz que a associação continua firme e fala sobre a reforma da praça.

“A associação continua viva e trabalhando, embora não tenha mais um grande número de ex-combatentes vivos. O prédio foi doado à Uefs e nele será feito um pequeno museu para preservar a memória dos ex-combatentes. E a praça está sendo reformada, onde nós contamos com a colaboração e o trabalho imenso do coronel Paulo Sérgio Brito, ex-comandante daqui, contamos também a colaboração do general Moura e o esforço do prefeito para financiar nessa época uma obra daquele tamanho”, afirmou Antônio Moreira.

Serão instalados na praça um canhão e os flutuadores do avião Catalina, que ficava em Salvador na época da guerra e fazia a ligação com os navios de guerra quando apareciam submarinos na costa. “Essas partes do avião são históricas. Os dois flutuadores a Aeronáutica deu, o Exército deu o canhão e a Marinha deu a âncora. Acreditamos que no próximo mês vamos inaugurar e a praça vai ficar muito bonita”, acredita.