Feira de Santana

Povoados de Ipuaçu, Jaguara, Matinha e Tiquaruçu recebem doação de 50 mil alevinos

Os peixes serão criados em estações de psicultura e comercializados quando atingirem o tamanho ideal

Acorda Cidade

Moradores dos povoados Amarela (Ipuaçu), Santa Rosa (Jaguara), Jacu (Matinha) e do distrito de Tiruaruçu serão beneficiados com a doação de 50 mil alevinos de tilápia. A carga foi entregue pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), do Governo Federal, no estacionamento da Prefeitura de Feira na manhã desta sexta, 29.

Com o quantitativo, chega ao total de 200 mil alevinos recebidos em Feira de Santana. O prefeito Colbert Martins Filho destacou que a tilápia é um peixe que tem mais de 90% do aproveitamento. Sendo utilizado inclusive as escamas e espinhas para produção de farinha, ração, óleos e até curativos.

“Toda pele do peixe está sendo utilizada atualmente para produção de curativos para queimaduras. É uma espécie de curativo orgânico. Então ele não se limita apenas para a alimentação”, explica o prefeito.

Na avaliação do secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Pedro Américo, a entrega fortalece psicultura nas estações da zona rural. “Isso gera renda e fortalece a cadeira produtiva do peixe no município”.

A aquisição dos alevinos ocorreu por meio de emenda parlamentar, destinada ao DNOCS, pelo deputado federal José Nunes. Já a doação para Feira de Santana foi intermediada pelo vereador Jurandy Carvalho.

As informações são da Secom da Prefeitura de Feira de Santana 

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia