MovPaz

Posto itinerante da Campanha do Desarmamento tem como próximo destino bairro Feira X

O secretário municipal de Prevenção à Violência, Mizael Freitas, observa que Feira de Santana é o único município do país que já está potencializando a Campanha do Desarmamento.

Acorda Cidade

O bairro Feira X é o próximo destino do posto itinerante da Campanha do Desarmamento em Feira de Santana. A unidade móvel que está instalada no bairro George Américo já recolheu cerca de 50 armas em 25 dias úteis. O secretário municipal de Prevenção à Violência, Mizael Freitas, observa que Feira de Santana é o único município do país que já está potencializando a Campanha do Desarmamento.

“Feira já partiu na frente neste movimento que será desencadeado em todo o país. É uma iniciativa que a Prefeitura vem apoiando o MovPaz e as outras instituições envolvidas”, destaca Mizael.  O posto itinerante ficará no George Américo até o dia 5 de abril. No dia 6 a unidade já estará no Feira X.

O coordenador da Ong MovPaz, Clóvis Nunes, chama a atenção para a redução nos índices de homicídio desde o início da campanha do desarmamento. Ele observa que no mês de fevereiro o número de assassinatos por arma de fogo em Feira caiu 50% em comparação com mesmo período do ano passado. No bairro George Américo não foi registrado nenhum homicídio no mês em que a campanha foi iniciada. No ano passado aconteceram três mortes no local.

“A arma nas mãos da sociedade civil migra para o bandido. Existem estudos que mostram que 97% das pessoas que reagem a assaltos por estarem armadas acabam sendo feridas, e consequentemente a arma é subtraída pelo bandido. Portanto quando se reduz o numero de armas em circulação, diminui também o índice de assaltos a mão armada”, explica Clóvis.

Ele observa que o número de armas recolhidas reflete o sucesso da campanha. “Já são 100 armas recolhidas em Feira de Santana este ano. Somente no posto itinerante a média é de duas armas por dia. Em apenas um único dia a gente recolheu 14 armas, sendo nove na Casa da Paz e cinco no George Américo. Um número bastante significativo”, considera Clóvis.

O posto itinerante funciona com a estrutura do Ônibus Digital, do Programa Feira Cidade Digital. As armas entregues são danificadas no local e posteriormente recolhidas pela Polícia Federal. Para cada arma entregue é oferecida uma indenização que varia entre R$ 100,00 e R$ 300,00. A iniciativa também tem o apoio da Polícia Civil, Policia Militar, Universidade Estadual de Feira de Santana, Ministerio Público Estadual, Rotary Internacional, além da Igreja Católica e igrejas evangélicas. As informações são da Secom