Acorda Cidade
A comunidade do conjunto Feira X se prepara para receber o posto itinerante da Campanha do Desarmamento. A unidade funcionará com a estrutura do ônibus do Programa Feira Cidade Digital e será instalada na praça da Rua B, em frente a Associação de Moradores José Sarney. No bairro George Américo foram recolhidas 50 armas em 22 dias úteis.
A Campanha do Desarmamento no conjunto Feira X será iniciada a partir das 8h desta sexta-feira (7). A iniciativa é promovida pela Ong MovPaz, com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e diversos outros parceiros como: Polícia Civil, Policia Militar, Universidade Estadual de Feira de Santana, Ministério Público Estadual, Rotary Internacional, além da Igreja Católica e igrejas evangélicas.
O secretário municipal de Prevenção à Violência, Mizael Freitas, observa que o conjunto Feira X foi escolhido tendo em vista os altos índices de criminalidade que vem sendo registrado nos últimos meses. “Antes de deflagrar a campanha buscamos nos reunir com os moradores, justamente no sentido de definirmos as ações”, ressaltou.
O coordenador da Ong MovPaz, Clóvis Nunes, observa que o sucesso da campanha é representado nos números de armas recolhidas. E reforça a importância da iniciativa. “A arma nas mãos da sociedade civil migra para o bandido. Existem estudos que mostram que 97% das pessoas que reagem a assaltos por estarem armadas acabam sendo feridas, e consequentemente a arma é subtraída pelo bandido. Portanto quando se reduz o numero de armas em circulação, diminui também o índice de assaltos a mão armada”, explica Clóvis.
O posto itinerante funciona com a estrutura do Ônibus Digital, do Programa Feira Cidade Digital. As armas entregues são danificadas no local e posteriormente recolhidas pela Polícia Federal. Para cada arma entregue é oferecida uma indenização que varia entre R$ 100,00 e R$ 300,00. As informações são da Secom