Está em vigor desde o dia 19 de novembro de 2009 a portaria nº 032/2009 que constitui deveres e obrigações dos carroceiros, a exemplo de não trafegar nas ruas do centro da cidade.
A portaria determina também que os motoristas de veículos de tração animal devem obedecer à sinalização, não andar na contramão, não estacionar em locais proibidos e sinalizar a extremidade da carga que ultrapassar um metro do cumprimento da carroça.Dentre as ruas proibidas para tráfego de veículos de tração animal pela Portaria nº 32/2009 estão as ruas Conselheiro Franco, Barão de Cotegipe, Visconde do Rio Branco, Castro Alves, J. J. Seabra e Marechal Deodoro, praças da Bandeira e João Pedreira, e avenidas Senhor dos Passos, Getúlio Vargas e Presidente Dutra.
Foto: Secom
Acidente
No sábado (29 de maio) o motorista da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Jéferson Felipe da Silva, 30 anos, envolveu-se em um acidente na rua Araújo Pinho, no bairro Olhos D’Água, por volta das 18 horas, quando colidiu com uma carroça. O motorista encontra-se em observação na UTI do Hospital Geral Clériston Andrade.
Segundo o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Euclides Artur Andrade, quatro pessoas foram envolvidas no acidente. Além do motorista, mais três que estavam na carroça. “As pessoas que estavam na carroça tiveram apenas escoriações e já foram liberadas; porém, o motorista sofreu uma fratura no rosto e as madeiras que estavam na carroça atingiram seu olho direito”, conta.
De acordo com Naron Vasconcelos, diretor do Departamento de Eventos da Secretaria, Jéferson Felipe estava indo para o bairro Tomba ver a estrutura montada no local para o evento “Festas do Interior”, promovido pela TV Subaé que conta com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana.
“Eu pedi que ele fosse observar a montagem da estrutura. Devido à má iluminação do local, ele bateu no fundo da carroça que carregava madeiras na subida do Areal”, explica o diretor.
Naron Vasconcelos conta que um oftalmologista visitou o motorista na segunda-feira (31 de maio) para analisar o problema no seu olho direito. “Ele recebeu grande impacto no rosto das madeiras que estavam na carroça. Por isso passará por uma cirurgia. Ele não corre risco de vida, mas pode perder a visão”, acrescenta o diretor.
As informações são da Secom.