Daniela Cardoso
Comerciantes do Centro de Abastecimento reclamam que os sanitários do local estão fechados por falta de funcionários. Dos 19 sanitários existentes no local, nove estão fechados. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Magno Felzemburg, confirmou o problema e afirmou que o quadro de funcionários da limpeza está reduzido.
“A justiça tem entendido que o governo, seja municipal, estadual ou federal, não tem mais a obrigação de contratar a mão de obra de serviços gerais, então não temos mais servidores públicos que atuem nessa função, porque a justiça entende que o poder público pode terceirizar esse serviço”, justificou.
De acordo com o secretário, ao longo dos anos o número de funcionários de serviços gerais, no Centro de Abastecimento, foi reduzido. “Muitos se aposentaram, outros estão de licença prêmio, outros já faleceram”, disse Magno.
Segundo ele, já foi solicitado ao prefeito Tarcízio Pimenta e a secretaria de Administração, o aumento da demanda dos funcionários, porém ainda não houve a reposição. Felzemburg informou ainda, que existe um convênio com o sindicato dos trabalhadores da limpeza pública, mas que ainda assim é necessária uma média de mais 15 funcionários para dar o atendimento a 100% dos banheiros no Centro de Abastecimento.
“Meu papel é solicitar, então já cobramos isso do prefeito e eu já dei algumas alternativas. Uma delas seria a empresa Vivo Ambiental assumir essa limpeza. Essa possibilidade está sendo analisada”, afirmou.
As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade.