Laiane Cruz
Centenas de pessoas se dirigiram ao Núcleo Regional de Saúde (NRS), antiga Dires, e à Papa João XXIII, onde funcionava a antiga Sucam, na manhã desta terça-feira (4) em busca da vacina contra a febre amarela. Muitos postos de saúde da família (PSF) também ficaram lotados, a exemplo do posto situado ao lado do Colégio Ecassa, no bairro Capuchinhos.
A vacinação em Feira de Santana contra a doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, teve início na segunda-feira (3). De acordo com a Secretaria de Saúde, além dos dois pontos disponibilizados pelo estado, as doses da vacina podem ser encontradas nas 120 unidades de saúde do município.
No ponto de vacinação da NRS, muitas pessoas chegaram cedo para tentar garantir a imunização. O mestre de obras Luís de Lima chegou ao ponto de vacinação do NRS às 6h. Já Alexandre Gonçalves, que é caminhoneiro, estava no local desde as 5h20. Ele estava de passagem indo para Recife, em Pernambuco, vindo de São Paulo, e reclamou que não encontrou nenhum posto de vacinação para caminhoneiros na estrada.
Jucilene da Silva Almeida também estava na fila desde as 6h. Ela informou que antes foi ao posto do Ecassa e não encontrou a vacina. A moradora Nadja Cruz Araújo disse que foi pela primeira vez tomar a vacina, e o motorista José Porto declarou que esta foi a segunda tentativa.
No ponto localizado na antiga Sucam, na Papa João XXIII, também houve uma fila quilométrica de pessoas em busca da vacinação. O representante comercial Silvio Cerqueira, morador do bairro Chácara São Cosme, declarou que passou pelos postos de saúde do conjunto Feira VI e outro do bairro Campo Limpo e não encontrou a vacina contra a febre amarela. “Já tinham acabado as doses”, afirmou.
A moradora da cidade Candeias Josiane da Silva afirmou à reportagem que aproveitou a passagem por Feira de Santana para vacinar contra a doença. Ela chegou ao ponto da Papa João XXIII, às 7 horas. A doméstica Ednalva Sena disse que tentou se vacinar no posto do bairro Tomba e não conseguiu porque as doses também tinham terminado. Ao lado dela, uma senhora, que preferiu não se identificar, informou que no posto de saúde da família da Rua Itabatinga, no Tomba, tem as vacinas, mas não tem as seringas e muitas pessoas estão comprando o material para se vacinar. Por isso, ela preferiu se dirigir ao ponto da antiga Sucam.
Nenhum caso confirmado em humanos, em Feira
Não foi confirmado tratar-se de febre amarela o caso de uma paciente examinada em Feira de Santana, no final de março. A informação é da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom).A secretária de Saúde do Município, Denise Mascarenhas, recebeu nesta segunda-feira (03) o resultado da análise. O exame, realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), deu negativo para a doença, o que mantém a cidade com zero vítima da doença até o momento.
A divulgação sobre o caso suspeito ocorreu no dia 29 de março, quando a Secretaria de Saúde do Estado informou por meio de nota que haveria, em toda a Bahia, 16 casos suspeitos em humanos de Febre Amarela, sendo um desses em Feira de Santana.Foi apurado pela Secretaria Municipal de Saúde que a paciente havia viajado recentemente para regiões consideradas como áreas de risco. Nesse período, a Vigilância Epidemiológica (Viep), fez o acompanhamento do quadro da paciente, com profissionais médicos. A mulher se manteve estável e agora se sabe que ela não está acometida de febre amarela.
2º caso da febre em macaco
Nesta segunda-feira (3), foi confirmado o segundo caso de febre amarela em macaco, em Feira de Santana. O animal foi encontrado morto no bairro Alto do Papagaio. O primeiro caso ocorreu em um macaco achado no bairro SIM. Outros vinte casos suspeitos estão sendo analisados pelo Laboratório Central da Bahia (Lacen).
De acordo com a secretária de Saúde de Feira de Santana, Denise Mascarenhas, em entrevista ao Acorda Cidade, as pessoas que encontrarem macacos mortos na cidade devem acionar o órgão através do telefone 3614-3613. Segundo ela, os macacos não são capazes de transmitir a febre amarela e pediu tranquilidade à população para buscar a vacina nos postos. Denise afirmou que 350 mil doses foram disponibilizadas pelo Ministério da Saúde para a população feirense, porém as doses não chegarão todas de uma vez.
Com informações e fotos do repórter Paulo José do Acorda Cidade.
Leia também: Feira de Santana inicia campanha de vacinação contra a febre amarela; secretária esclarece dúvidas
Coordenador do Núcleo Regional de Saúde garante que não vai faltar vacina contra febre amarela
Feira de Santana inicia campanha de vacinação contra a febre amarela; secretária esclarece dúvidas
Secretaria de saúde confirma caso de febre amarela em macaco em Feira de Santana
Surgimento de macacos mortos deixa população de Feira de Santana em alerta