Andrea Trindade
Os ônibus do transporte coletivo urbano de Feira de Santana foram recolhidos no final da manhã deste domingo (16). Por conta disso, os terminais foram fechados e até o fechamento desta matéria a cidade estava sem transporte público.
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade | Terminal Norte também vazio neste domingo
Ao Acorda Cidade o advogado Ronaldo Mendes, que representa as empresa 18 de Setembro e Princesinha, explicou que as empresas perderam o contrato emergencial renovado pela prefeitura e por conta disso os fornecedores de combustíveis deixaram de vender por insegurança de não receber o pagamento.
Alguns ônibus saíram da garagem sem abastecer e tiveram que retornar para a garagem diante da falta de combustível. Dos 68 ônibus da empresa Princesinha que circulariam hoje, apenas 40 estavam abastecidos. Já os veículos da 18 de Setembro, dos 44 ônibus, 25 estavam sem combustível.
“Tudo isso aconteceu porque foi noticiado que, com o resultado da contestada licitação, as empresas perderam a capacidade de garantir a continuidade do contrato. Uma situação lamentável, e legalmente possível, já que as empresas em recuperação judicial não podem operar o serviço sem o contrato com o poder público, ainda que emergencial”, explicou.
O secretário municipal de Transportes e Trânsito, Ebenezer Tuy, disse que o contrato emergencial não finalizou e que o mesmo está vigente até as novas empresas assumirem o serviço. Além disso, Tuy disse que não foi informado em momento algum sobre problemas de falta de combustível.
Caso o Governo Municipal não tome providências urgente a cidade continuará sem ônibus na segunda-feira.
Duas empresas de São Paulo venceram a licitação para operar o serviço de transporte público na cidade, mas elas têm o prazo de 180 dias para iniciar as atividades.
Nota da prefeitura
O contrato emergencial das empresas de ônibus que operam temporariamente o transporte coletivo em Feira de Santana está em vigor.
Não procedem informações de que o contrato das empresas com o município estaria vencido. O compromisso vale até o dia 25 de agosto. Portanto, não podem, legalmente, recolher os seus veículos a garagem alegando vencimento do contrato.
A administração municipal propõe a prorrogação por seis meses. Esse é o prazo máximo para que as empresas vencedoras da recente licitação possam assumir o serviço, com 270 ônibus zero quilômetro.
O Governo Municipal estará adotando todas as medidas que estejam ao seu alcance no sentido de garantir o cumprimento das responsabilidades por parte das empresas que ainda se encontram a frente do transporte urbano, e ao mesmo tempo assegurar a mobilidade do cidadão usuário do serviço.