Naiara Moura

Com o despejo do esgoto dos córregos do bairro Rua Nova e conjunto Feira X no lago Pedra do Cavalo, a poluição se alastrou no lago e isso está atrapalhando os pescadores da região, alerta João Dias, diretor de Meio Ambiente da Associação de Pescadores do Distrito de João Durval.

“As baronezas estão se proliferando muito rápido e tomando conta do lago. Eu estive no laboratório de biologia da Uefs e eles confirmaram o que nós já sabíamos: que o excesso de material orgânico jogado pelos esgotos da cidade está causando esse problema”, explica.

Segundo João Dias, as autoridades devem ficar alerta para que em Feira de Santana a situação de São Paulo e Rio de Janeiro não se repita com a falta de água. “Se continuar assim, o lago vai se tornar impróprio para o consumo – tanto os peixes do lago como a água do lago Pedra do Cavalo, que fornece água para quase cinco milhões de baianos”, completa.

O representante da Associação de Pescadores afirmou que o caso foi levado ao Ministério Público há 12 anos. Ele explicou que já foi feito um laudo pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). “Os peritos do Ministério farão uma avaliação para que haja uma audiência com a Embasa, que é a responsável pela coleta e tratamento de esgoto no estado e também com a Prefeitura de Feira de Santana”, informa.