Daniela Cardoso

Uma pesquisa de origem e destino está sendo realizada na Região Metropolitana de Feira de Santana. Segundo o diretor de Logística da Superintendência de Transportes da Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia, Antônio Peixoto, que também é gestor do projeto de mobilidade, o objetivo principal é conhecer os deslocamentos da população diariamente para, com essas informações, organizar um banco de dados que servirá para estruturar os projetos de infraestrutura da Região Metropolitana de Feira de Santana na área de transportes, ocupação e uso do solo. 
 
A pesquisa foi iniciada após o Carnaval e, segundo Antônio Peixoto, já está com 12% da amostra da população pesquisada. Segundo ele, o projeto prevê que pessoas de 5 mil domicílios da Região Metropolitana de Feira de Santana serão entrevistados. 
 
Uma pesquisa nas rodovias da região, para saber quem entra e quem sai e os motivos desse deslocamento, também será realizada. Além disso, será realizada uma pesquisa de linha de travessia, que é feita nas vias principais da cidade. 
 
“Em Feira de Santana vamos fazer uma pesquisa em 10 postos localizados em pontos estratégicos para fazer um levantamento volumétrico do número de veículos que passam naquela via nos dois sentidos, em um determinado horário de pico. Desse modo iremos avaliar e balizar o trabalho da pesquisa”, explicou.
 
De acordo com o gestor do projeto de mobilidade, o trabalho está previsto para ser concluído em outubro deste ano. Ele informou que além da pesquisa de mobilidade, está previsto fazer durante o trabalho, os modelos de transporte fundamentais, para depois apresentá-los à região metropolitana e suas prefeituras. “Assim eles vão poder planejar com mais certeza a mobilidade da sua cidade”, destacou.