Feira de Santana

Pesca solidária retira quase 400 quilos de peixes no Parque da Lagoa

Sete entidades serão beneficiadas com os peixes.

Pesca solidária retira quase 400 quilos de peixes no Parque da Lagoa Pesca solidária retira quase 400 quilos de peixes no Parque da Lagoa Pesca solidária retira quase 400 quilos de peixes no Parque da Lagoa Pesca solidária retira quase 400 quilos de peixes no Parque da Lagoa

Ney Silva e Rachel Pinto

O Parque da Lagoa Erivaldo Cerqueira no bairro Baraúnas em Feira de Santana ficou movimentado na manhã desta quinta-feira (9) com a realização da 3ª edição da pesca solidária. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e consiste na pescaria de peixes para instituições sociais. Para realizar a pesca foram convidados 20 pescadores, além da equipe da secretaria.

O motorista Wesley dos Santos participou da pesca pela primeira vez e contou que ficou honrado em participar da ação social.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Foi a minha primeira vez pescando aqui e pra mim foi muito bom. Acabei de chegar o pesquei um peixe tilápia de quase 1,5kg”, disse.

O prefeito Colbert Martins da Silva afirmou que a pesca solidária desse ano aconteceu com o parque fechado em decorrência das orientações do isolamento social para a prevenção do contágio pelo coronavírus e contou com um número menor de pescadores. O grupo manteve a distância e na opinião de Colbert, ainda que possa ter pescado uma quantidade menor de peixes com relação aos anos anteriores, cumpriu seu objetivo solidário e o pescado chegará à mesa de quem mais precisa.

“Vamos distribuir o produto dessa pesca as instituições e esperamos que seja muito bom para que as pessoas sejam alimentadas. A Secretaria de Meio Ambiente coordenou essa ação e com muito respeito a criação de peixes do parque”, observou.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O secretário de meio ambiente Arcênio Oliveira contou detalhes de como é feita a pesca solidária.
Na opinião dele, a ação é uma data significativa e uma oportunidade de exercer a solidariedade. Ele informou que entre os pescadores, algumas pessoas são do distrito de Ipuaçú e a pesca solidária é totalmente espontânea.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Nessa situação de pandemia muitas entidades estão passando por dificuldades para preparar os alimentos. O pescado será uma forma de amenizar. Alguns pescadores que participaram já nos acompanham desde a primeira edição e tem boa vontade em ajudar”, ressaltou.

Pescador experiente há mais de 30 anos, o chefe de educação ambiental da prefeitura João Dias comentou sobre o valor nutricional do peixe. Para ele, o peixe é o alimento mais saudável do planeta e seus nutrientes são muito importantes para a saúde.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Na própria bíblia diz que Jesus alimentou as pessoas com o peixe in natura e o pão artesanal. Peixe é um alimento bom para a insônia. Contém selênio que previne câncer de próstata. O índice de câncer de próstata entre pescadores é muito baixo. O peixe tem sódio que ajuda a regular as glândulas da tireoide e o peixe de água salgada é rico em ômega 3. O de água doce tem ômega seis e é importante que as pessoas possam consumir os dois tipos”, explicou.

Sete entidades serão beneficiadas com os peixes. Associação de Apoio a Pessoa com Câncer (AAPC), Associação Feirense de Assistência Social (Afas), Lar do Irmão Velho, Orfanato Evangélico, Centro Social Monsenhor Jessé e também uma comunidade carente do distrito de Jaguara. Cerca de 400 quilos de peixe foram retirados do Parque da Lagoa.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade