Feira de Santana

Perturbação do sossego: moradores denunciam poluição sonora na Rua Senador Quintino

De acordo com os moradores depois que a fiscalização sai do local o som fica ainda mais alto

Poluição sonora na Rua Senador Quintino
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Moradores da Rua Senador Quintino, em Feira de Santana, acionaram a equipe de reportagem do Acorda Cidade para falar de um problema que segundo eles ,é recorrente desde 2023. A poluição sonora que vem de um complexo de bares que existe na rua, no trecho do bairro Olhos D’água.

O morador Robson Cardoso dos Santos relata que a situação já foi levada para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) e para o Ministério Público, mas até o momento nada foi resolvido e os moradores do local, mal conseguem assistir a TV, por exemplo, devido ao som alto que vem da rua.

“Estamos nessa luta desde 2023. Nós já procuramos os órgãos competentes como Secretaria de Meio Ambiente, fomos para o Ministério Público, já foi passado vários e-mails. Inclusive, eu fui pessoalmente, e fizemos abaixo assinado”, relatou Robson.

O morador informou que buscou nossa reportagem como forma de chamar a atenção dos órgãos competentes para a situação. “A gente vem nessa luta, buscando o sossego, buscando o nosso sono e passamos noites e mais noites sem dormir”.

Poluição sonora na Rua Senador Quintino
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Ivanei Santana, possui imóveis ao longo da Rua Senador Quintino, que estão alugados à outras pessoas. Ele relata que vem sofrendo com a reclamação dos inquilinos que reportam o problema a ele. “Tô junto com o Robson aqui também, já vimos nessa luta aí, mas nada resolve”.

Segundo Ivanei, o barulho de som alto começa por volta das 20h e vai até as 2h da madrugada, em qualquer dia da semana.

“Tem semana que é semana toda, de segunda a segunda, fim de semana piora. Então, quer dizer, a gente está numa cidade que parece que não tem lei.”

De acordo com o locador, a Secretaria de Meio Ambiente já foi acionada para intensificar a fiscalização, mas nem mesmo a fiscalização tem resolvido o problema.

“Já teve fiscalização aí. Quando eles saem, aumentam o som mais ainda.”, ressalta Ivanei.

Robson, morador que acionou o Acorda Cidade para falar sobre o problema, explica que os moradores só querem o mesmo respeito que oferecem aos empresários.

“Na verdade, nós fazemos a boa vizinhança, e eu sei que todo mundo precisa trabalhar, mas eles também precisam se colocar no nosso lugar de morador, porque a hora do nosso descanso, do nosso sono, a gente não consegue dormir.”

Robson acrescenta também que além da poluição sonora, o mau cheiro de urina é frequente na porta das casas que ficam nas proximidades. “A porta da minha casa é fedor de mijo todos os dias. Eles urinam na porta da nossa casa.”

Ele finaliza cobrando uma fiscalização mais intensa dos órgãos competentes. “Eu acho que não é o som que traz o cliente. O que traz o cliente é o bom atendimento, um bom serviço e uma boa alimentação. Então eu acho que deve ter mais uma fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente, para poder organizar a questão dessa poluição sonora aqui”, lamentou. 

Importância da denúncia

Em entrevista ao Acorda Cidade, a secretária de Meio Ambiente, Jaciara Moreira informou já ter conhecimento sobre o assunto que receberá atenção especial.

Jaciara Moreira, secretária Municipal de meio Ambiente em Feira de Santana
Jaciara Moreira, Secretária Municipal de Meio Ambiente – Foto: Paulo José

“Nós vamos apurar, logo de imediato estou já enviando um fiscal. Estão situadas ali na Senador, muitas casas, então é preciso ter cuidado no uso, no horário do uso do som.”

Ela explica que há uma quantidade específica de decibeis permitidos.”Durante o dia, até as 22 horas, 70 decibéis. Partindo daí, até as 7 horas da manhã, são 60 decibéis.”, esclarece.

Apesar da regra, a secretária relata que ainda há muito abuso com relação à poluição sonora em Feira de Santana. Ela falou também sobre uma das reclamações pontuadas pelos moradores de que quando a fiscalização sai do local o som continua alto. 

“Infelizmente essa ação ostensiva de monitoramento, a gente ainda não consegue realizar. Acontece isso, mas eu peço a população que ajude. Se acontecer reincidência, há apreensões do som, nós temos hoje toda essa legalidade de aprender os sons.”

A secretária acrescentou que já vem acontecendo e no próximo fim de semana haverá a intensificação da fiscalização por meio do Programa Feira Quer Silêncio.

“Hoje nós estamos trabalhando no nosso Projeto Feira Quer Silêncio, junto com a Polícia Militar, Polícia Civil, a Guarda Municipal, SMT, a Seprev, para de fato, coibir toda a ação excessiva de barulho em nossa cidade”.

A denúncia pode ser feita através dos números 156 ou 190. A secretária Jaciara explica que anteriormente já recebeu denúncias sobre os bares da Rua Senador Quintino e que a apreensão dos sons podem acontecer. 

“Inclusive um fiscal já foi lá, já notificou e se houver reincidência vai ter que haver apreensão do som”, explicou.

Trânsito na Rua Senador Quintino

Poluição sonora na Rua Senador Quintino
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Outra reivindicação de um comerciante do local é sobre a instalação de mais um quebra-molas no mesmo trecho. Lucimar Souza de Jesus possui uma borracharia na Rua Senador Quintino. Segundo ele, os veículos passam em alta velocidade, o que gera medo de acidentes.

“A gente está fazendo um apelo aqui, precisando mesmo de um quebra-molas, porque os carros passam aqui acabando com tudo. Então, isso aqui para acontecer um acidente, qualquer momento pode acontecer”.

De acordo com Lucimar, além da velocidade dos veículos, o local já é bem movimentado e há dificuldade para atravessar a rua.

“Acontece sempre colisão, cai de moto, já aconteceu aqui, várias batidas. Nesse horário de pico é uma loucura, tem motorista que não respeita nada e os moradores da região estão preocupados com essa situação”, relatou.

O Acorda Cidade entrou em contato com a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) e aguarda retorno sobre a reinvindicação.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.