Rachel Pinto
Os pais dos alunos que estudam na Escola Estadual Menino Jesus de Praga, localizada no bairro Sobradinho em Feira de Santana, realizaram na manhã desta sexta-feira (9), uma manifestação em frente a unidade educacional para reclamar contra o fechamento da escola.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
O professor Ivanberg Lima, diretor do Núcleo Regional de Educação (NRE), explicou que a direção e professores da escola estão se reunindo com o núcleo para decidir sobre o fechamento. De acordo com ele, a escola está funcionando em um prédio alugado, enquanto há outras escolas próximas com salas ociosas que podem atender aos alunos. Para ele, a decisão do fechamento também é uma forma de reduzir custos.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
“Essa escola tem dois prédios alugados. Estamos pagando aluguel sendo que há prédios próprios com salas ociosas”, disse.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Ivanberg informou ainda que a Escola Estadual Menino Jesus de Praga tem 600 alunos do ensino médio e fundamental. Eles deverão ser remanejados para o Colégio Estadual Assis Chateubriand e outro colégio no bairro Gabriela.
José Junqueira Brito, tem um filho de 13 anos que é estudante da Escola Estadual Menino Jesus de Praga. Ele estava inconformado com a possibilidade de fechamento da instituição de ensino.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
“Essa escola tem 40 anos de serviços prestados ao bairro. A diretora tem uma maneira de agir que todos gostam. Ninguém quer sair desse colégio”, pontuou.
Mirian Ferreira dos Santos, contou que o filho de 17 anos estuda há cinco anos na escola e o fechamento da escola vai ser prejudicial principalmente em relação ao deslocamento. “Se fechar ele vai ter que ir pra um colégio perto da bica. Moramos na Pedra Ferrada e vai ficar ruim para transporte”, comentou.
Para Crispim Souza Lima, se houver mudança de colégio vai mudar a rotina dos alunos. Eles já estão acostumados aqui. Vamos lutar para o colégio fechar”, destacou.
O vereador Ron do Povo esteve presente na manifestação dos pais contra o fechamento da Escola Estadual Menino Jesus de Praga e foi inclusive criticado por alguns pais, por aproveitar o momento para fazer política.
Ele esclareceu que não está fazendo política e que está fazendo o seu papel como representante do povo.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
“Eu estudei nessa escola e estou aqui como representante do povo. Eu quero participar da reunião e ver como eu posso intervir como parlamentar”, finalizou.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.