Feira de Santana

Pacientes com marcapasso recebem orientações de como se proteger para não prejudicar o aparelho

A assistente social do Incário, Cida Dantas, informou que o objetivo do encontro foi orientar os pacientes de como cuidar do marcapasso

Laiane Cruz e Ney Silva

O Incárdio- Instituto de Cardiologia de Feira de Santana promoveu na manhã desta sexta-feira (23) o primeiro encontro de pacientes com marcapasso. O evento ocorreu no auditório do Hospital Dom Pedro de Alcântara.

A assistente social do Incário, Cida Dantas, informou que o objetivo do encontro foi orientar os pacientes de como cuidar do marcapasso e, além disso, as pessoas receberam orientação nutricional e tiraram dúvidas e mitos que existem sobre o uso desse equipamento. Ela informou também que o evento de hoje e uma caminha programada para a manhã do próximo domingo (25) fazem parte do Dia Mundial da Saúde do Coração, que é comemorado em 27 de setembro.

Durante o encontro, a cirurgiã cardíaca Ivana De Lamônica orientou e alertou os pacientes sobre os cuidados que devem ter no uso de aparelhos eletroeletrônicos para evitar que eles interfiram na funcionalidade do marcapasso.

“Nós elaboramos uma cartilha para que os pacientes de marcapasso possam consultar e conhecer os aparelhos que dão interferência. Os aparelhos que usamos em casa não causam nenhuma interferência, mas outros equipamentos que não são de uso doméstico podem causar interferências, e a gente orienta as pessoas a se afastarem deles”, disse.

Entre os equipamentos que trazem riscos para as pessoas que têm marcapasso estão os rádios de comunicação digital. Ivana De Lamônica, após o encontro, atendendo sugestão de uma paciente disse que há possibilidade de se criar um grupo de apoio às pessoas que têm marcapasso e realizar esses encontros com mais frequência.