Quaresma
Operação Quaresma apreende carne clandestina em Feira de Santana
De acordo com a coordenadora interina da Divisa, JanaÃna Lopes de Oliveira, as fiscalizações vão garantir que os consumidores adquiram o pescado com higiene e qualidade.
Acorda Cidade
As ações da Operação Quaresma, desencadeada pela Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) para fiscalizar a comercialização de peixes nos dias que antecedem a Semana Santa, estão resultando na apreensão e descarte de alimentos deteriorados e clandestinos. Nesta semana, as vistorias foram intensificadas em açougues, mercados e feiras livres.
Na quarta-feira (21), os técnicos da Divisa vistoriaram os estabelecimentos localizados em torno da praça principal da Cidade Nova, onde apreenderam 290 quilos de carne bovina, de frango e peixe, deteriorados e sem inspeção sanitária. Somente em um açougue, a equipe aprendeu 110 quilos de carne bovina clandestina. Já na quinta-feira (22), a ação foi desencadeada nos estabelecimentos comerciais localizados nas proximidades da praça do Tomba. No local foi apreendido um total de 90 quilos dos mesmos produtos.
De acordo com a coordenadora interina da Divisa, Janaína Lopes de Oliveira, as fiscalizações vão garantir que os consumidores adquiram o pescado com higiene e qualidade. “Todo o material apreendido não tinha qualquer procedência e era impróprio para o consumo. A Operação Quaresma está alcançando êxito, pois estamos eliminando e reduzindo riscos à saúde dos consumidores”, avalia.
Segundo Janaína Oliveira, nas vistorias estão sendo repassadas também orientações aos comerciantes. “O foco da Operação não é apreender mercadorias, mas sim conscientizar tanto comerciantes quanto consumidores. Queremos checar se os estabelecimentos estão obedecendo às normas estabelecidas nas portarias e leis, que visa à qualidade dos produtos e limpeza no local de trabalho, e ao mesmo tempo orientar, promover a educação em saúde”, ressalta.
Ela recomenda aos consumidores que solicitem o Certificado Sanitário se duvidarem da procedência do produto. “O consumidor deve observar como o produto está sendo manuseado e exposto e, em caso de dúvidas, pode solicitar a apresentação do certificado”, explica. As fiscalizações da Operação Quaresma vão continuar nas duas próximas semanas. Nos estabelecimentos onde aconteceram as apreensões, a equipe da Divisa lavrou um auto de apreensão da mercadoria. Todo o material foi encaminhado para o aterro sanitário. (Secom)
Assuntos