Transporte público

Ônibus usados chegam a Feira de Santana e passam por vistoria

A Rosa é responsável por 50 linhas e todas estão sendo atendidas normalmente, de acordo com a Secretaria.

Acorda Cidade

Os ônibus do transporte público trazidos pela empresa Rosa para substituir os veículos em litígio com financiadores estão sendo vistoriados e parte deles já está circulando nas ruas de Feira de Santana. A vistoria está sendo feita por técnicos da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).

A Rosa é responsável por 50 linhas e todas estão sendo atendidas normalmente, de acordo com a Secretaria. Cerca de sete ônibus chegaram na tarde de domingo na cidade, e os demais estão a caminho. Os veículos novos em ligítio ainda estão na cidade enquanto a empresa tenta negociar a dívida com o banco Mercedes-Benz. Os ônibus da frota emergencial estão sendo liberados ao transporte de passageiros na medida em que estão sendo devidamente aprovados na vistoria.

Os veículos, fabricados em 2013, segundo o secretário Pedro Boaventura, atendem ao edital de licitação, que estabeleceu que os ônibus deveriam ter no máximo cinco anos de uso. "Enquanto as empresas estão negociando com o banco, temos este plano B, que é esta frota emergencial, que está chegando para não deixar Feira de Santana sem transporte. São ônibus compatibilizados com o contrato, [são do ano de] 2013, que já chegaram, e devem chegar também os de 2014 e 2015, e a proporção que vão chegando vamos fazendo a vistoria para saber se estão em condições de circular na cidade”, declarou Pedro Boaventura em entrevista ao Acorda Cidade.

“Todos os detalhes dos veículos que estão chegando estão sendo observados para que seja verificado se estão em conformidade ao contrato em andamento”, afirmou o secretário. Durante a vistoria são verificados: parte mecânica, parte elétrica, itens de segurança, bilhetagem eletrônica, GPS e elevador de acessibilidade.