De acordo com informações, a equipe do Corpo de Bombeiroschegouao local cerca de 30 minutosapós o início do incêndio. O Major Piauíexplicouqueocorreu a demora, pois a equipeestava em outraocorrência no bairrojardimCruzeiro, justificandotambém, o fatodaáguateracabado antes de apagar o incêndio.
“Chegamosaqui com o tanquedaviaturaincompleto. Combatemosinicialmente e nasequênciachegououtraviaturaqueconcluiu o trabalho. Eunãoseiinformar o quepodetercausadoincêndio. Sóumaanálisemaisaprofundada de um peritopoderádeterminar”, declarou.
Ossemáforospararam de funcionarprovocando um caos no trânsito. AgentesdaSMTestiveram no local paraorganizar o trânsito e equipesdaCoelbatrabalharampararestabelecer a energia (Foto: Daniela Cardoso).
O incêndioatraiuumamultidãoao local (Foto: Andrea Trindade/AcordaCidade)
Segundo informações de pessoasqueestavam no local, cerca de 60 pessoasestavam no veículo, quefazialinhapara o bairroFeira IX, masninguémficouferido. Váriaspessoas se aglomeraram no local e cobraramprovidênciasaoprefeitoJosé Ronaldo de Carvalho. Elesaindaprotestaramsobre o preçodapassagem, além de cobraremumarenovaçãodafrota.
“Foiumatragédia e graças a Deus quenãomorreuninguém. Isso serve de lição, poisosônibusestãotodosvelhos. Eupegoônibustodososdias e estamosprecisando de segurança. Osveículosvivemquebrados e aindatem a questãodademora. Éumavergonhapagar R$ 2,50 e estánessasituação. Issoé um espelhopara a prefeitura, poisocorreubem em frenteaoprédio. Estamosarriscando a vidaandando nesses ônibus”, disseumapessoaqueestava no local.
Igor Alves, quetambémestava no local do incêndio, afirmouqueosônibussãovelhos e cobrouprovidências do prefeito. “Issoéumavergonhapara a comunidade. A populaçãodeu o voto a José Ronaldo e osônibusquechegamsãovelhos, usados, porissoessascoisasacontecem”, afirmou.
O secretário interino de Transportes e Trânsito, Luiz Carlos Barcelar, foi até ao local e informou que existe uma portaria convocando todos os ônibus da cidade para fazer uma vistoria desde o dia 4 de fevereiro. De acordo com ele, a vistoria se estende até o dia 29 de março e tem o objetivo de verificar as condições dos veículos de um modo geral. Luiz afirmou que o governo está atento e todos os procedimentos estão sendo catalogados. “No final convocaremos os donos das empresas para que se tenha a renovação da frota”, afirmou.
O secretário disse ainda que não tem como responder se esse ônibus passou por vistoria, já que o número de ordem foi apagado. “Vamos verificar se houve vistoria e a punição será feita dentro do que manda a lei. A secretaria adotará as providências”, ressaltou.
Sabotagem
O gerente administrativo da empresa 18 de Setembro, Roque Alves, também esteve no local e disse que existe a suspeita de que o incêndio possa ter sido uma sabotagem. Ele afirmou que esse é o segundo veículo da linha Feira IX que é incendiado e que nessa linha existe um grande volume de transporte clandestino.
“Existe uma verdadeira guerra pelo passageiro. Temos indício de que esse tipo de ação pode ter sido provocada pelas pessoas que fazem o transporte clandestino. Recentemente entramos no Ministério Público para buscar meios de combate a esse tipo de transporte”, afirmou acrescentando que o veículo estava dentro da idade média aceita pela cidade e que não acredita que algo desse tipo possa ocorrer de uma hora para outra.
Roque Alves afirmou ainda que vai realizar o boletim de ocorrência, aguardar a perícia e ver com o departamento jurídico quais providências a empresa irá adotar, além de realizar um levantamento dos danos causados para fazer os devidos ressarcimentos.
Fotos: Paulo José/Acorda Cidade
As informações são dos repórteres Paulo José e Ed Santos do Acorda Cidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade.
Termos de Uso
e
PolÃtica de privacidade