Laiane Cruz
Será realizada no próximo sábado (13), a partir das 14h, uma roda de conversa para lançar a Organização Não Governamental (ONG) Mundo Azul. O encontro é organizado pela empresa Girasol Consultoria e vai ocorrer no espaço Quintal de Infâncias, localizado na Avenida Artêmia Pires, bairro SIM, após o condomínio Bangalay.
De acordo com a neuropsicóloga Ligiane Oliveira, que também faz parte da organização, a ONG vai trabalhar com pessoas portadoras de autismo em Feira de Santana. Segundo ela, na cidade, algumas entidades já realizam alguns trabalhos com essas pessoas, porém de forma isolada.
A neuropsicóloga informou que em Feira de Santana grande parte da população é acometida pelo transtorno, que provoca dificuldades de interação social e comunicação. “São crianças que despertam algum tipo de mania e fazem movimentos repetitivos. Além disso, têm um prejuízo na aprendizagem e precisam de um atendimento educacional privilegiado”, explicou.
Ligiane Oliveira afirmou ainda que o papel do neuropsicólogo é, junto com uma equipe multidisciplinar de profissionais, buscar intervenções diferenciadas, sejam elas pedagógicas, de comunicação, de acessibilidade ao programa de ensino, a fim de inserir o paciente autista na educação regular.
“A lei 2.674 garante o acesso do portador de autismo na educação regular. A gente tem lutado muito pela formação continuada dos profissionais para que tenham como assistir qualitativamente esse sujeito. A lei prevê, além do acesso ao ensino, o acompanhamento de um profissional de apoio do espaço escolar”, esclareceu.