Laiane Cruz

O número de pessoas inadimplentes em Feira de Santana caiu 7% entre janeiro e dezembro de 2014, em relação ao mesmo período do ano passado. A informação é do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Segundo o órgão, ano passado, para cada 100 inclusões no sistema, 63% dos endividados quitaram seus débitos. Esse ano o número de pessoas que procuraram as empresas para renegociar suas dívidas subiu para 75%.

De acordo com o diretor do SPC de Feira, Rui Santana, a queda na inadimplência pode ter relação com o sistema de apoio às pessoas inadimplentes elaborado pelo Procon e, neste último mês, a influência na queda do percentual foi maior devido ao pagamento do 13º salário.

“Muitas pessoas buscaram o órgão para renegociar essas dívidas com as empresas. O importante é que as pessoas tenham seu nome limpo para que possam se dirigir ao comércio e adquirir mercadorias. Normalmente a mulher tem uma tendência maior a comprar e consequentemente ter o nome incluído nos órgãos de proteção ao crédito”, salientou.

O diretor aconselhou ainda as pessoas a não emprestarem o nome para terceiros, para que contraiam novas dívidas.
 

As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade.