Saúde

Novos equipamentos da rede municipal de saúde garantem mais rapidez no resultado de exames laboratoriais

Exames que antes demoravam uma manhã inteira para serem entregues os resultados, agora em no máximo 30 minutos já ficam prontos.

Rachel Pinto

Em Feira de Santana, ficou mais rápida a análise de resultados de exames laboratoriais em unidades da rede municipal de saúde. A policlínica do bairro Tomba recebeu dois modernos aparelhos que realizam os exames e estão conectadas a outras unidades do município.

O diretor da policlínica José Pires Leal explicou ao Acorda Cidade sobre o funcionamento dos dois novos aparelhos e a modernização e a digitalização na realização dos exames. “Nós fizemos um planejamento ano passado para atender a demanda que vem aumentando a cada ano, em função também desse surto de dengue, chikungunya e zika que se instalou no Brasil e em Feira de Santana. Então, conseguimos implantar dois novos aparelhos de última geração, digitalizados nesse que é um dos principais dos laboratórios de Feira de Santana hoje e está conectado com toda a rede do município, principalmente com todas as policlínicas”, informou.

Segundo José Pires, os novos aparelhos têm como objetivo atender com mais rapidez a população e a demanda de pacientes com suspeita de doenças transmitidas pelo mosquito aeds aegypti. Exames que antes demoravam uma manhã inteira para serem entregues os resultados, agora em no máximo 30 minutos já ficam prontos.

“Os novos aparelhos vão atender a rede com exames rápidos e simples de sangue que antes demoravam até uma manhã toda para terem resultado. Com certeza, dá um suporte mais qualificado em toda a rede de saúde do município no que diz respeito ao exame de sangue, especificamente para atender ao pessoal com suspeita de dengue, zika e chicungunya. São dois equipamentos que trabalham na parte bioquímica do sangue e o outro na parte de hematologia”, afirmou.

Com informações e fotos do repórter Ney Silva do Acorda Cidade